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Pesquisa confirma efetividade de programas de parentalidade positiva via plataforma digital 

Quando falamos de cuidados na primeira infância, será que fornecer informações para incentivar a parentalidade positiva entre os cuidadores pode realmente contribuir para melhorar as práticas no dia a dia? E o uso de tecnologias para essa finalidade, especialmente entre famílias em situação de vulnerabilidade social, é eficaz? Essas são questões que nossa equipe na United Way Brasil tem considerado ao longo da execução do programa Crescer Aprendendo, que há mais de dez anos apoia o desenvolvimento integral na primeira infância, oferecendo conhecimento a cuidadores e educadores.

Embora nossa percepção seja positiva, avaliamos continuamente os resultados e buscamos maneiras de aprimorar nossas ações com base em fatos e dados. Um artigo científico recém-publicado é mais uma ferramenta de auxílio nessas reflexões. Baseado em uma pesquisa, ele reforça nossas impressões e traz novas perspectivas sobre os impactos do Crescer Aprendendo nas famílias.

Assinado pela psicóloga com doutorado e pós-doutorado em Saúde Mental na Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP-USP) Elisa Rachel Pisani Altafim, docente e orientadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental da FMRP-USP, o artigo “Digital Parenting Program: Enhancing Parenting and Reducing Child Behavior Problems” (“Programa de Parentalidade Digital: Melhorando a Parentalidade e Reduzindo Problemas de Comportamento Infantil”) se baseia em uma pesquisa feita com cuidadores que participaram do programa da UWB ao longo de 2023. Os resultados apontaram redução de práticas coercitivas pelos cuidadores, aumento da satisfação com o papel de parentalidade e melhoria do comportamento das crianças.

A pesquisa entrevistou 91 cuidadores de crianças de 2 a 6 anos em três ondas de entrevistas: antes do início do programa, ao final das atividades e cinco meses após o encerramento. No estudo, a autora destaca que “práticas parentais negativas, como palmadas e agressão verbal, são fatores de alto risco para o desenvolvimento infantil, incluindo o aprendizado acadêmico. Portanto, apoiar pais e cuidadores na compreensão da importância da disciplina positiva e não violenta é crucial para prevenir a violência contra crianças, promover interações positivas e fortalecer os laços entre crianças e cuidadores”.

A pesquisa mediu os resultados utilizando a ANOVA, uma análise de variação que parte de hipóteses e as testa em diferentes momentos com a mesma amostra. A pesquisa foi aplicada antes do início da participação no programa (fase 1), logo após o encerramento (fase 2) e fez um acompanhamento cinco meses após a finalização (fase 3). No caso das práticas coercitivas, houve uma diminuição do período pré para pós-intervenção (passando de 3,70 para 3,20) com manutenção no acompanhamento (3,23). A satisfação com o papel de parentalidade se manteve estável nas fases 1 e 2, mas aumentou na fase 3 (1 = 24,27; 2 = 24,44; 3 = 26,97). Já os problemas de comportamento de conduta infantil diminuíram significativamente da fase 1 para a fase 3 (1 = 3,52; 2 =  3,03; 3 =2,87). 

Outro resultado importante para nós foi a boa aceitação dos conteúdos compartilhados com as famílias. A maioria dos participantes da pesquisa considerou as informações “muito interessantes” e se engajou com as estratégias propostas pelo programa. Os temas que tiveram maior percentual de respondentes considerando os conteúdos “muito interessantes” foram violência contra crianças (82,4%), alimentação saudável (79,1%) e relações étnico-raciais e racismo (73,6%). 

Este resultado reforça a efetividade da estratégia adotada atualmente pelo Crescer Aprendendo. Em 2020, devido à pandemia de Covid-19, a metodologia foi adaptada para um modelo virtual utilizando a plataforma WhatsApp. O objetivo era compartilhar com as famílias conteúdos de apoio ao desenvolvimento infantil, fornecer suporte emocional e fortalecer a rede de apoio entre os participantes. A partir de 2022, com o retorno às atividades presenciais, adotamos um modelo híbrido, com dois encontros presenciais opcionais para as famílias e o envio diário de mensagens via WhatsApp. 

São divulgados vídeos, áudios e textos sobre os seguintes temas: direitos das crianças, o papel da família, saúde física e mental das crianças, alimentação saudável, comportamento infantil, a importância do brincar, violência contra crianças e mulheres e geração de renda. Uma característica do programa que contribui para a sua efetividade é o fato de a troca digital por meio de grupos contar com um mediador treinado, que estimula as interações, e um psicólogo, que dá suporte individualizado a famílias com necessidades complexas e as encaminha para atendimento quando necessário.

O estudo também indicou pontos de melhoria e possíveis ações complementares que podemos incorporar ao programa. Mais de um terço dos praticantes respondeu não fazer ou raramente se envolver nas atividades sugeridas com seus filhos, o que aponta a necessidade de buscar maneiras e ampliar o envolvimento dos cuidadores nessas atividades. 

A maioria dos participantes da pesquisa relatou já ter passado por situações de insegurança alimentar (78%) e ter participado de programas de transferência de renda (64%). Isso reforça a importância da distribuição de cestas básicas às famílias feitas pela UWB três vezes durante a participação no Crescer Aprendendo, mas fortalece a necessidade de aproximar o programa de políticas públicas de apoio e transferência de renda, já que a falta de recursos essenciais afeta a parentalidade em grande medida.

Confirmar a efetividade do uso de aplicativos móveis para disseminar a parentalidade positiva nos mostra que o Crescer Aprendendo dá uma contribuição para o desenvolvimento integral e saudável na primeira infância. Temos muito a comemorar com essa pesquisa, mas também temos desafios importantes, em busca de dar escala e aprimorar o programa.

Acesse a pesquisa completa, clicando aqui.

Acesse o infográfico da pesquisa e nosso acervo de estudos e materiais sobre a primeira infância.

United Way Brasil realiza seu 1° Jantar Beneficente, reunindo CEOs e líderes empresariais em prol da Primeira Infância e Juventude

O evento contará com a participação dos conselheiros da ONG, que são diretores e CEOs de grandes empresas como P&G, Accenture, Lear, PWC e Morgan Stanley, reforçando o compromisso do setor privado com o desenvolvimento infantil e juventudes potentes.

São Paulo, setembro de 2024 – A United Way Brasil (UWB) realiza, em 8/10, às 19h30, seu primeiro jantar de captação de recursos. Sob o tema “Uma noite para elevar a potência das novas gerações”, o evento reunirá, no restaurante Due Cuochi Morumbi Corporate, lideranças empresariais que apoiam a causa da organização.

A grande atração da noite será um leilão de experiências e itens. Serão oferecidos aos participantes palestras com presidentes de empresas, imersões no território e vivências como jantares exclusivos e ida à Porsche Cup, assim como objetos esportivos autografados e itens de consumo, como vinhos raros.

Entre as empresas parceiras que já estão confirmadas para o jantar estão Accenture, EY, Lear, Morgan Stanley, P&G e PwC.

Para Gabriella Bighetti, CEO da UWB, “O jantar será uma oportunidade de reunir empresas que reconhecem seu papel social e acreditam no impacto de investir nas novas gerações para promover mudanças estruturais. A parceria com empresas é essencial para transformar a sociedade e promover oportunidades reais para nossas crianças e jovens”.

A United Way Brasil atua no país há 23 anos com a missão de promover oportunidades para as novas gerações. Em 2024, serão impactados diretamente 30 mil pessoas por meio dos programas de formação em parentalidade positiva para mães em situação de alta vulnerabilidade e de promoção à inclusão produtiva das juventudes. 

Para saber mais sobre a organização e sua atuação, acesse www.uwb.org.br.

Serviço

Jantar da UWB 08/10/2024, a partir das 19h30
Local: Restaurante Due Cuocchi Morumbi Corporate – Av. Dr. Chucri Zaidan, 1240 – Vila Sao Francisco
Apoiadores: Agência Spice, Due Cuochi e P&G
Ingressos: R$ 600
Compra de ingressos: https://jantar-uwb-2024.bitrix24.site
Mais informações, parcerias e patrocínios: contato@uwb.org.br

O “Efeito Dominó” da Primeira Infância: como investimentos geram impactos duradouros



Sempre que penso na primeira infância, o conceito de efeito dominó me vem à mente. Ele sugere que um efeito pode ser a causa de outro, desencadeando uma série de
acontecimentos que podem durar por médio, longo ou até infinito prazo. Esse efeito pode ser tanto positivo quanto negativo — e, no contexto da primeira infância,
especialmente em famílias em situação de vulnerabilidade social, ele está diretamente ligado às políticas e programas que promovam o desenvolvimento integral e a
proteção de nossas crianças.

Estamos bem amparados por dados e pesquisas que comprovam os benefícios dos investimentos na primeira infância. A seguir, vou listar algumas dessas evidências para caminharmos juntos nessa reflexão.

A primeira delas é neurológica, ligada à plasticidade cerebral e à incrível capacidade de formar conexões. Nos primeiros seis anos de vida, nosso cérebro realiza cerca de 1 milhão de sinapses por segundo. Ao final desse período, 90% das conexões neuronais já estarão estabelecidas. E engana-se quem pensa que essas conexões estão
relacionadas apenas a aspectos cognitivos. Elas abrangem tudo: aspectos motores, cognitivos e socioemocionais, que moldam habilidades como resiliência, capacidade de tomar decisões, resolver conflitos e se adaptar a novos cenários. Em outras palavras, trata-se de uma valiosa e decisiva janela de oportunidade para o desenvolvimento da criança — e para a formação do jovem e do adulto que ela se tornará.


O segundo ponto é econômico. Investir na primeira infância é uma ferramenta poderosa para combater desigualdades sociais e romper o ciclo intergeracional de
pobreza. Um estudo da Universidade das Índias Orientais traz dados que funcionam como parâmetro para países em desenvolvimento. Ele mostra que cuidados na
primeira infância se traduzem em maior escolaridade e salários 25% mais altos, além de reduzir casos de depressão e a participação de adolescentes em atividades ilegais.

O economista James Heckman, vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 2000, também destaca o impacto econômico: cada dólar investido na primeira infância
retorna até sete vezes à sociedade, considerando aumento da escolaridade e do desempenho profissional, e a redução dos custos com reforço escolar, saúde e até
mesmo com o sistema de justiça penal.

Um documento de trabalho divulgado em 2020 pelo Centro de Desenvolvimento Infantil de Harvard apenas reforça esse entendimento. O levantamento indicou que a adversidade excessiva e contínua na primeira infância, especialmente em contextos de pobreza intergeracional ou racismo sistêmico, é capaz de sobrecarregar ou interromper o sistema cardiometabólico da criança, levando às consequências já descritas: prejuízos econômicos e intelectuais, reflexo em taxas de criminalidade e
aumento dos custos com saúde.

O ambiente de convívio na primeira infância é determinante para o desenvolvimento da criança e de quem ela será no futuro — e esse ambiente não se restringe à moradia, mas inclui também a unidade educacional à qual a criança tem acesso, a comunidade onde está inserida, e todos os vínculos e referências que podem ser construídos.
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Os cinco componentes definidos no modelo Nurturing Care de Cuidado Integral, estabelecido pela Organização Mundial da Saúde, Unicef e Banco Mundial, são saúde, nutrição, segurança e proteção, parentalidade positiva e educação infantil. Crianças que não são devidamente cuidadas e estimuladas na primeira infância chegam à juventude sem preparo emocional, com a autoestima fragilizada, desconhecendo seus pontos fortes e sem recursos suficientes para participar de entrevistas de trabalho e/ou traçar um plano de vida. Apenas seguem conforme a maré decidir.

Mas sabemos que elas merecem mais: podem assumir o protagonismo de suas vidas, ser cidadãos responsáveis e atuantes. Para nós, da United Way Brasil, está claro que não há como falar de primeira infância sem falar de juventudes. Estão intrinsecamente ligadas. E é exatamente por isso que optamos por desenvolver programas nesses dois pilares: o Crescer Aprendendo, focado na Primeira Infância, o Competências para a Vida e o Juventudes Potentes, ambos voltados à adolescência e juventude.

A falta de atenção dada à primeira infância até bem recentemente certamente levou ao gargalo que vemos agora na juventude. De acordo com dados de 2023 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 30,3% dos jovens entre 18 e 24 anos estão desempregados. A entrada desses jovens no mercado pode elevar o PIB brasileiro. Um dado do IBGE de 2022 indica que se todos os jovens trabalhassem à época, teríamos um aumento de 0,46 ponto percentual no PIB.

Uma pesquisa realizada por nós no Juventudes Potentes e divulgada em maio deste ano mostra como é difícil que as oportunidades cheguem aos jovens em situação mais vulnerável, mesmo após a instauração da Lei do Aprendiz há quase 25 anos. No levantamento, ouvimos 600 pessoas das regiões Sul e Leste da capital, e um dado que chama muito a atenção é que apesar de 60,4% dos paulistanos com idade entre 15 e 24 anos terem interesse em atuar como jovem-aprendiz, apenas 1,5% conseguem. Dos entrevistados, 25% nunca souberam de oportunidades na categoria.

A percepção da equipe que coordena o programa é de que o acesso ainda é difícil especialmente para jovens com menor renda familiar e que moram em periferias mais distantes. Ou por falta de informação, ou por não saber que esse direito existe (alguns pensam que é necessário comprovar renda para se candidatar a uma vaga de Jovem Aprendiz) e às vezes até pela dificuldade de se conectar à internet para participar de processos seletivos.

Por essas razões, a UWB segue, há 23 anos, na missão de ampliar o poder de escolha para crianças e jovens. Acreditamos que unindo forças – organizações da sociedade civil, políticas públicas e apoio das empresas, podemos potencializar oportunidades para todos e todas, diminuindo as desigualdades de nosso país. Vamos juntos?


Autora: Gabriella Bighetti – CEO da United Way Brasil

Lenovo e UWB levam formação STEM a alunos de Indaiatuba

Cerca de 200 alunos do 9º ano da escola E. E. Dom José de Camargo Barros, em Indaiatuba (SP), deram início à jornada de desenvolvimento de habilidades digitais e projetos com foco em educação STEM.

A iniciativa, articulada pela UWB, é promovida pela empresa Lenovo, uma gigante global de tecnologia. Os estudantes receberão, de setembro a outubro, orientação dos professores de Tecnologia e mentoria de 20 profissionais da Lenovo, que também passarão por formação para que os projetos respondam aos desafios do território e estejam alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Nessa jornada, o trabalho terá como ponto de partida o kit “Roda das Invenções”, que viabiliza experiências participativas para articular leitura de histórias instigantes, exploração mão na massa, construção de artefatos, criação e compartilhamento de novas narrativas.

Em outubro, os estudantes apresentarão seus projetos a uma banca avaliativa, em um hackathon, formada por professores, técnicos e voluntários da Lenovo e parceiros, que escolherá os melhores protótipos a serem premiados.

Além de trazer soluções aos problemas enfrentados pela comunidade, a ação visa ampliar o repertório dos estudantes sobre profissões de futuro, ligadas às áreas das ciências, matemática e tecnologia.

Sobre o projeto STEM

Esta é a segunda vez que a Lenovo promove formação em STEM para alunos de escolas públicas do Estado de São Paulo. Em 2023, a experiência foi oferecida para estudantes da Associação Camila e da ETEC de Osasco (SP).

Além das ciências exatas, a experiência STEM também desenvolve habilidades 4.0 (conhecidas como socioemocionais) e competências digitais, pois demanda dos alunos e professores um trabalho em equipe.

Se sua empresa também deseja levar oportunidades de formação a jovens, para que se desenvolvam integralmente, entre em contato conosco. Podemos ajudar a sua corporação a pensar em um projeto que faça a diferença na vida das novas gerações: contato@unitedwaybrasil.org.br

Sobre a Lenovo

A Lenovo é uma gigante global de tecnologia, classificada em 171º lugar na Fortune Global 500, com receita de US$ 70 bilhões e 75 mil funcionários em todo o mundo, atendendo milhões de clientes em 180 mercados.

Focada em uma visão ousada para oferecer tecnologia mais inteligente para todos, a Lenovo construiu seu sucesso como maior player de PCs do mundo, expandindo-se para novas áreas-chave de crescimento, incluindo armazenamento, mobile, servidores, soluções e serviços. Essa transformação, junto com a inovação revolucionária da Lenovo, está construindo uma sociedade digital mais inclusiva, confiável e sustentável para todos, em todos os lugares.

Para saber mais, visite o site da Lenovo e leia sobre as últimas notícias no StoryHub.

22ª Edição do Viva Unido Comunidades: Promovendo “Diversidade, Equidade e Inclusão”

A 22ª edição do Viva Unido Comunidades começará em setembro e vai até novembro simultaneamente em 11 municípios de todo o Brasil. Na cidade de São Paulo, o evento será no dia 13 de setembro, a partir das 9h,  com o tema “Diversidade, Equidade e Inclusão”, pilares essenciais para o avanço social e bem-estar coletivo, e inspiração para as atividades que serão realizadas.

O Dia Viva Unido Comunidades é uma ação de voluntariado corporativo que acontece em escolas e organizações sociais nas cidades onde as empresas parceiras da UWB estão presentes. Em um dia de mutirão, promovemos iniciativas que beneficiam o desenvolvimento de crianças na primeira infância, como reformas em espaços pedagógicos e atividades recreativas, e dão apoio à  formação de jovens.

Este ano, o tema é particularmente especial, pois desejamos viver em uma sociedade mais inclusiva. É por meio de nossos programas voltados ao desenvolvimento integral de crianças e jovens que queremos dar a nossa contribuição. Também, acreditamos que Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) são fundamentais tanto para o sucesso corporativo quanto para o progresso do País.

Nesta edição, contamos com a EY (Ernst & Young ), que nos auxiliou a garantir acessibilidade e inclusão em todos os materiais e nas experiências de voluntariado. Nosso compromisso é fazer do Viva Unido Comunidades um evento acolhedor para todas e todos, promovendo igualdade de oportunidades e respeito à diversidade.

Você sabia que sua empresa também pode fazer parte desse dia tão importante para as novas gerações? Entre em contato conosco por e-mail: contato@unitedwaybrasil.org.br e descubra como participar.

Lançamento da Pesquisa: “Percepções e Expectativas do Jovem-Potência sobre a Lei da Aprendizagem”!

Hoje, em 29/05, ocorreu o lançamento da pesquisa “Percepções e expectativas do jovem-potência sobre a Lei da Aprendizagem”, um momento de diálogo em rede e busca por soluções coletivas para a inclusão produtiva dos jovens. 

Elaborada com o apoio técnico da Lab&Tal, a pesquisa tem como foco a Lei de Aprendizagem, que originalmente visa facilitar a entrada dos jovens no mercado de trabalho, reduzir a evasão escolar e contribuir para o desenvolvimento econômico regional. No entanto, ainda é uma realidade distante para os jovens das periferias.

Após a apresentação da pesquisa, que delineou o cenário da aprendizagem no Brasil e destacou seus principais resultados, essas descobertas foram discutidas em um painel mediado por Flávia Lisboa Porto, conselheira da United Way Brasil e diretora de RH na Reckitt. Ela conduziu o diálogo entre Mariana Jardim, Tais Alemar, Tatiane Dias, Armando Júnior e Nayara Bazzoli, proporcionando um debate entre representantes de empresas, governo, sociedade civil e, é claro, jovens.

Para ter acesso à pesquisa completa e explorar mais detalhes sobre as percepções e expectativas dos jovens em relação à Lei da Aprendizagem, clique aqui!

JUNTOS PELO RIO GRANDE DO SUL! DOE E AJUDE

Juntos pelo Rio Grande do Sul! Doe e Ajude

Com as fortes tempestades que atingem o Rio Grande do Sul, muitas pessoas estão necessitando de recursos. Diante da situação de calamidade pública enfrentada pelos gaúchos, a UWB está conduzindo uma campanha solidária de arrecadação de fundos emergenciais para apoiar as milhares de famílias desabrigadas..

A campanha é realizada via Pix e os recursos captados são de um fundo de apoio privado, com empresas parceiras da UWB. Neste momento, as doações serão destinadas à aquisição de água, alimentos e materiais de limpeza. A UWB é a responsável pelo repasse dos recursos e acompanha diariamente a demanda do território em parceria com a Ação da Cidadania.

Esta iniciativa faz parte do projeto “Ações Emergenciais” que tem como objetivo apoiar populações afetadas por catástrofes naturais, como enchentes, rompimento de barragens, dentre outros eventos. 

Faça parte dessa grande rede de solidariedade. Vamos juntos?

Faça um pix de qualquer valor para doe@uwb.org.br!

Atualização de Campanha:
No dia 24 de maio, concluímos a ação emergencial em prol do Rio Grande do Sul. Convidamos nossos associados a se unirem a nós em uma grande corrente do bem, que engajou as empresas, seus colaboradores e até fornecedores. Ao todo, mais de R$ 1,1 milhão foram doados para o Rio Grande do Sul. Para mais detalhes, clique aqui e veja a prestação de contas completa da campanha. Também convidamos Rodrigo ‘Kiko’ Afonso, diretor executivo da Ação da Cidadania, que compartilhou conosco seu relato sobre as ações realizadas diante dessa tragédia. Para ter acesso à entrevista, clique na imagem abaixo.

UWB mantém a excelência e recebe novamente Selo Doar na Categoria A+

A UWB conquistou pelo segundo ano consecutivo o Selo Doar na categoria A+, a mais elevada da certificação. A premiação existe há 10 anos e tem como objetivo promover e validar a transparência nas organizações não-governamentais brasileiras, sendo um selo de aprovação independente que atesta os Padrões de Gestão, Transparência e Doação.

Para receber o selo, as instituições passam por uma avaliação conduzida pelo Instituto Doar e há 41 critérios de análise nas áreas como: Causa e Estratégia, Governança, Contabilidade e Finanças, Gestão, Recursos Humanos, Estratégia de Financiamento, Comunicação, Prestação de Contas e Transparência. Para alcançar a categoria A+, é necessário obter no mínimo 34 pontos.

A conquista do selo Doar A+ reflete o compromisso da UWB com sua governança e responsabilidade perante os investidores e a sociedade em geral. Além desse selo, que atesta sua transparência, a UWB também divulga suas iniciativas por meio das redes sociais e de relatórios anuais e semestrais, e também publica anualmente um balanço financeiro auditado externamente.

Com este reconhecimento, a UWB consolida sua reputação como uma entidade responsável, competente e engajada em atuar de forma efetiva nas comunidades e na educação de crianças e jovens. Junte-se a nós nesta caminhada!

Abril verde: crianças têm direitos e nós devemos garanti-los

Na última etapa de nossa campanha #ColorindoOCuidadoNaPrimeiraInfância, realizada sob o âmbito da parceria do Programa Crescer Aprendendo com o Condeca, vamos falar de um assunto que merece total atenção: os direitos que crianças devem acessar para que possam se desenvolver integralmente. Somos nós, adultos, quem devemos atuar para que tais direitos sejam garantidos. Por isso, escolhemos esse tema para encerrar nossa campanha, afinal, sem direitos não há justiça, dignidade e equidade.

Você sabia que no artigo 227 da Constituição Federal de 1988 está definido que a criança deve ser prioridade para a família, sociedade e Estado? São estes três entes que precisam garantir a ela o direito à vida, saúde, alimentação, ao lazer, à educação, cultura, ao respeito, à liberdade e convivência familiar e comunitária.

O fato é que ainda vemos acontecer muitas violações dos direitos das crianças assim como atos de violência, que acontecem em diferentes fases da infância e em vários ambientes, inclusive em algumas famílias.

Mas como as famílias podem garantir esses direitos?

O primeiro passo consiste em conhecê-los para depois juntarem-se a outras pessoas da comunidade para discutir as dificuldades e potencialidades que afetam a todos. Por exemplo, as famílias e suas crianças precisam ter acesso a diversos recursos, como praças, jardins, parques e outros espaços públicos limpos e seguros para brincar; ter bibliotecas, centros culturais e comunitários com atividades infantis; uma rede de saúde abrangente; creches, pré-escolas e escolas; alimentação adequada e água potável.

Por isso, as articulações entre as famílias da comunidade precisam se concentrar no acesso e na qualidade desses serviços.

Sobre o direito à saúde

Nós já abordamos este tema, durante nossa campanha, no mês de fevereiro, mas vale reforçar que a criança deve acessar o direito à saúde desde sua concepção, tendo qualidade na assistência pré-natal, que não contribui apenas para o bem-estar da mãe, mas também para o desenvolvimento saudável do bebê.

Dar condições para que toda e qualquer criança nasça em um parto humanizado e bem realizado é proporcionar igualdade de oportunidades desde o início da vida.

Sobre o direito à educação

Toda criança tem o direito de frequentar a creche e a escola para acessar e potencializar os seis direitos de aprendizagem, definidos pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Ela precisa conviver com outras crianças e adultos para utilizar diferentes linguagens, ampliando o conhecimento sobre si e o outro e o respeito às diferenças

A criança deve brincar em diferentes espaços, com outras crianças e com adultos, para ampliar seus conhecimentos, suas experiências, sua imaginação e criatividade.

A criança também tem de participar, com adultos e outras crianças, do planejamento da gestão da escola e das atividades que irá realizar, como escolher as brincadeiras, os materiais, aprendendo a se posicionar.

Ela precisa explorar, por exemplo, movimentos, gestos, sons, formas, texturas, cores, palavras, emoções, transformações, histórias, elementos da natureza, para ampliar seus saberes sobre a cultura.

É importante que a criança aprenda a se expressar suas necessidades, sentimentos e opiniões por meio de diferentes linguagens.

Por fim, a criança precisa se conhecer e construir sua identidade pessoal, social e cultural para construir uma imagem positiva de si e de seus grupos sociais.

Sobre o direito à proteção

Proteger significa cuidar de forma intencional, livrando a criança de qualquer tipo de violência ou negligência. Mas, infelizmente, é comum a criança sofrer violência por parte das pessoas que convivem com ela, em especial, dos adultos. Muitas vezes, essas pessoas agem dessa forma porque acham que estão educando. Mas bater, gritar, humilhar os pequenos são formas de agressão, que têm impacto negativo na autoestima e no desenvolvimento infantil.

Também cabe à família proteger a criança de acidentes, começando no ambiente de casa. É preciso estar atento a elementos prejudiciais aos pequenos, como objetos que podem ser engolidos, líquidos coloridos e texturas diversas. À medida que o bebê cresce e se movimenta mais, os riscos de acidentes aumentam proporcionalmente.

A quem recorrer para conseguir acessar os direitos

Em primeira instância, é a prefeitura quem deve atender às demandas da comunidade, no entanto, quando isso não acontece, as famílias precisam procurar os conselhos municipais e os promotores de justiça para garantir seus direitos.

Dentre os órgãos que se dedicam à garantia de direitos está o Conselho Tutelar, a Vara da Infância, a Defensoria Pública, as secretarias de educação e de assistência social. Endereços e formas de contato com esses equipamentos públicos são encontrados no site da prefeitura. É fundamental que sejam acionados sempre que se perceber que um direito da criança está sendo violado. Só desta forma vamos cumprir o nosso dever de cuidar e proteger a criança para que tenha uma vida plena e digna.

No Crescer Aprendendo, programa implementado pela United Way Brasil (UWB), a garantia de direitos é tema das conversas e dos conteúdos compartilhados com as famílias participantes. Temos o compromisso de apoiá-las para que conheçam que direitos são esses e como acessá-los. Este é um dos propósitos que fortalecem nossa parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Condeca-SP), financiada com o direcionamento do Imposto de Renda das empresas Caterpillar, Elanco, Escola Móbile, Lear, O-I, Sanofi e 3M. Até abril de 2024, 450 famílias em situação de vulnerabilidade social, da região do Campo Limpo, Jardim Ângela e Parque Santo Antônio, em São Paulo, serão beneficiadas com segurança alimentar, apoio psicológico e formação sobre temas essenciais para fortalecer o bem-estar de suas(seus) filhas(os).

Encerramos a nossa campanha #ColorindoOCuidadoNaPrimeiraInfância com um convite à reflexão: estamos cumprindo o nosso papel de garantir os direitos de nossas crianças? Esta é a nossa missão coletiva, por isso, vamos juntos fortalecer o cuidado e a proteção às crianças para que cresçam e se tornem adultos comprometidos com uma sociedade que acolha e cuide de cada pessoa, sem deixar ninguém para trás.

A potência de uma oportunidade foi tema central do Encontro Anual 2024 da UWB

Na última quarta-feira (24), realizamos o nosso encontro anual com o tema “A Potência de uma Oportunidade”, na sede do Morgan Stanley, em São Paulo. Reunimos cerca de 80 pessoas, entre líderes empresariais, conselheiros e convidados e equipe da UWB.

Foi um momento especial, onde destacamos como as oportunidades são verdadeiras chaves para o desenvolvimento das novas gerações e como unidos podemos gerar mudanças significativas e estruturais.

Gabriella Bighetti, CEO da UWB, abriu o encontro compartilhando os frutos do trabalho conjunto da UWB com as empresas parceiras, no último ano, detalhado no Relatório Anual 2023 que está disponível em nosso acervo. No último ano, impactamos  diretamente a vida de cerca de 20 mil pessoas, sendo 4.521 famílias, 15.312 jovens e 817 voluntários. 

Para enriquecer ainda mais nosso encontro, contamos com a presença da Angela Dannemann, conselheira da UWB e Especialista em Avaliação de Programas, no painel sobre “Primeira Infância”. Angela abordou a importância do investimento social no desenvolvimento da primeira infância e os impactos positivos para a sociedade.

Na segunda parte do evento, Flávia Porto, conselheira da UWB e diretora de RH da Reckitt, liderou um bate-papo sobre as “Percepções e expectativas de Jovens-Potência sobre a Lei da Aprendizagem”, na companhia da Daniella Camara, diretora executiva de diversidade e inclusão do Morgan Stanley, e do Kaique Gonçalves, jovem aprendiz e integrante do Núcleo Jovem do programa Juventudes Potentes.

Também ouvimos relatos impactantes de jovens e mães beneficiados pelas iniciativas da UWB, além do depoimento da pesquisadora Elisa Altafim, da USP de Ribeirão Preto, sobre a avaliação dos efeitos positivos na mudança de comportamento das famílias atendidas pelo projeto Crescer Aprendendo, mesmo passados quatro meses do término do acompanhamento no programa.

As empresas e os voluntários que apoiam essas iniciativas tão relevantes ao final foram homenageados com o certificado Empresas Impactantes. Confira os destaques em cada categoria:

Categoria Brasil
Accenture, Dow, EY, Lear e P&G

Categoria Região
American Tower, Kyndryl, Morgan, Owens Illinois, Takeda e Zurich

Categoria Comunidade
3M, Ecolab, John Deere,  Mapfry, PwC e  Zurich Santander

Categoria Família
Eli Lilly e Lenovo

Categoria Pessoas
Johnson Controls,  Pinheiro Neto e  Trigueiro Fontes

Confira nas fotos um pouco do evento e vamos juntos oferecer cada vez mais oportunidades para as novas gerações!

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