Equidade racial é tema do Fórum Latino-americano de Impacto Coletivo

Realizado pela UWB (United Way Brasil), em parceria com as UW da Colômbia e do  México, o evento on-line reunirá nos dias 19 e 20 de outubro, especialistas de  diferentes países para compartilhar conhecimentos e práticas que utilizam a  metodologia impacto coletivo com o propósito de enfrentar desafios socioeconômicos  e ambientais complexos. 

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas na  página: https://uwb.org.br/forum/

O Fórum Latino-americano de Impacto Coletivo irá reunir, ao vivo,  no YouTube, representantes de instituições, fundações, organizações sociais,  Academia, poder público, empresas e interessados no tema. O objetivo é ampliar o  debate sobre a importância de uma atuação coletiva, colaborativa e horizontal para  formular estratégias eficientes capazes de resolver ou mitigar problemas que impedem  pessoas e comunidades de prosperarem, comprometendo a sustentabilidade do  planeta. 

Nesta edição do fórum, a equidade, especialmente a racial, é o tema central dos  diálogos e debates, entendendo que promovê-la é essencial para que as ações sejam,  de fato, sistêmicas e sustentáveis. Por isso, a importância de se ter clareza sobre o  conceito da equidade definida como “a imparcialidade e a justiça alcançadas por meio  da avaliação sistemática das disparidades em oportunidades, resultados e  representações e a reparação dessas distorções excludentes por meio de ações  intencionais e direcionadas” (artigo Priorizar a equidade no impacto coletivo). 

O foco na equidade racial se sustenta na realidade histórica enfrentada pelas pessoas  negras, frequentemente marginalizadas estrutural, institucional e interpessoalmente  nos diferentes países. Focar nessa equidade nos permite apresentar ferramentas e  recursos que podem ser aplicados em outros segmentos sujeitos à exclusão – pessoas  com deficiência, orientação sexual, gênero, classe social, casta, etnia, religião etc. 

Convidados internacionais e nacionais trarão diferentes práticas  No primeiro dia do evento, John Kania, pesquisador e cocriador da metodologia de  impacto coletivo, em 2011, e Junious Williams, conselheiro sênior do Colletive Impact  Forum, irão explicar como se deu a reformulação do conceito que define a  metodologia, revisitado após dez anos, para tornar as ações mais efetivas. Suas explanações terão, como base, o artigo “Priorizar a equidade no impacto coletivo”,  escrito por eles e outros especialistas, publicado na revista Stanford Social Innovation  Review. 

O dia será pontuado por apresentações sobre experiências de impacto coletivo de  países dentro e fora da América Latina, com foco na equidade racial. Também trará o  painel O papel das empresas no Impacto Coletivo: uma relação com a agenda ESG,  que terá a introdução conceitual do Prof. Heiko Spitzeck, professor na área de  sustentabilidade e Gerente do Núcleo de Sustentabilidade da Fundação Dom Cabral.

No segundo dia do fórum, lideranças e jovens-potência do Brasil, da Colômbia e do  México, do movimento internacional Global Opportunity Youth Network (GOYN), irão  compartilhar suas experiências territoriais, indicando a relevância da iniciativa para  engajar e mobilizar jovens-potência, colocando-os no centro da rede de articulação de  oportunidades formativas para promover a inclusão produtiva de juventudes. 

O painel “Impacto Coletivo como uma das tendências do investimento social  privado” trará dados e percepções de especialistas e pesquisadores, além de relatos  de práticas bem-sucedidas, nacionais e internacionais, para evidenciar o potencial da  metodologia impacto coletivo para o contexto e fortalecimento do investimento social  privado no Brasil. 

No painel Papel das organizações que atuam como backbone em projetos de Impacto  Coletivo, mediado por Jennifer Splansky Juster, diretora-executiva da FSG, será  debatido o papel fundamental das instituições que atuam como parceiras  articuladoras de iniciativas que utilizam a metodologia impacto coletivo para enfrentar  problemas sociais complexos. Toda a programação do Fórum Latino-americano de Impacto Coletivo está disponível  na página do evento.