Comitê de empresas coloca a primeira infância como pauta prioritária nas corporações

A ciência tem dados e evidências contundentes sobre a importância de a criança, de 0 a 6 anos, vivenciar vínculos saudáveis e experimentar ambientes amigáveis, que a acolham e a ajudem a se desenvolver plenamente, com afeto, muito brincar, trocas positivas, direitos garantidos e condições financeiras que favoreçam o acesso a bens essenciais à sua existência.

Os economistas também concordam que a primeira infância é determinante para o bem-estar coletivo, em todos os níveis. O Prêmio Nobel norte-americano James Heckman ressalta que o retorno sobre o investimento realizado nos seis primeiros anos de vida pode ser de 7% a 10% ao ano, porque gera o aumento da escolaridade e a qualificação da performance profissional de indivíduos que receberam apoio durante essa fase inicial da vida. Também diminui índices de violência e quebra ciclos geracionais de pobreza.

Sabemos que, no Brasil, o setor privado emprega cerca de 50% das famílias com crianças de 0 a 5 anos (Pnad, 2020). Por isso, é essencial que o ecossistema corporativo olhe para a causa da primeira infância, porque os retornos sociais são imensos, além de trazer ganhos às corporações, como mais produtividade, menos demissões e credibilidade junto à cadeia de valor. Não é à toa que a primeira infância é considerada uma pauta transversal para apoiar o avanço da agenda ESG nas corporações.

Comitê com empresas-referência quer fomentar a causa

A UWB lançou, em 2021, O Guia de Primeira Infância para Empresas com o objetivo de compartilhar e facilitar o acesso das companhias a mais de 600 iniciativas que beneficiam pais, mães, filhos e filhas, de 0 a 6 anos. O guia também é um espaço de trocas, já que permite às empresas que apresentem suas ações para inspirar políticas internas de primeira infância aos seus pares. Atualmente, mais de 400 corporações estão cadastradas no guia.

Para trabalhar a pauta ativamente no ecossistema corporativo, foi criado um Comitê de Fomento para a Primeira Infância, com representantes das áreas de RH e Sustentabilidade Social da FEMSA, Lear, Special Dog eTakeda junto à UWB e ao Great Place to Work (GPTW).

As empresas do comitê já vivenciam experiências bem-sucedidas na área de primeira infância, reconhecidas por premiações, como a da GPTW, na categoria Atenção à Primeira Infância, do prêmio Melhores Empresas para Trabalhar, sendo que parte delas contribuiu à construção do guia, desde o início. 

O Comitê tem uma agenda específica para trabalhar pela causa e se tornar referência em políticas de primeira infância. 

Um dos pontos dessa agenda é a realização de uma pesquisa para reunir dados e evidências sobre a influência na saúde física e emocional de mães e pais colaboradores que recebem apoio e benefícios das empresas para criar suas crianças. O estudo contará com a colaboração das corporações do comitê, por meio de conversas dos colaboradores com psicóloga especializada e formações com especialistas. Os achados serão sistematizados pelos profissionais da Universidade Federal do Pará (UFPA). O objetivo é compilar subsídios para a elaboração de políticas públicas e privadas com foco na primeira infância, entendendo a relação de satisfação dos funcionários com seu trabalho e com o bem-estar de seus filhos como fatores possíveis para o aumento da produtividade.

O Comitê também quer criar espaços de diálogo para trabalhar o tema primeira infância como pauta transversal à agenda ESG, com o objetivo de levar ao mundo corporativo os insights dessas conversas, em eventos, ações de comunicação e demais iniciativas que sensibilizem, especialmente, as lideranças empresariais.

Com essa ampla articulação, realizada pela UWB, a primeira infância pode ganhar cada vez mais espaço nas corporações para que as famílias se sintam amparadas e acolhidas, viabilizando relações saudáveis e afetivas com suas filhas e seus filhos. É desta forma que conseguiremos, juntos, fortalecer a base da sociedade: investindo no potencial das novas gerações.

Clique no LINK e acesse o Guia de Primeira Infância para Empresas. Conheça as muitas possibilidades de fazer parte dessa grande rede de transformação. Vamos juntos!