“Ter a UWB ao nosso lado oportunizou a transformação da realidade e do cenário de milhares de crianças”

Crato é uma das nove cidades do Ceará que implementaram o Programa Crescer Aprendendo, da UWB, para fomentar a parentalidade positiva nas famílias com crianças de 0 a 6 anos. Por meio do programa, as escolas de educação infantil parceiras ampliaram o espaço de formação e diálogo com mães, pais e familiares, fortalecendo uma rede de apoio cujo foco é promover o desenvolvimento infantil integral. Para falar sobre essa parceria, conversamos com o senhor José Ailton de Souza Brasil, prefeito de Crato, um entusiasta da causa da primeira infância. Confira!

UWB – Senhor Prefeito, por que a primeira infância é foco de atenção da sua gestão?

Prefeito José Ailton – O município do Crato considera a primeira Infância prioridade e tem como premissa que esta importante fase é período fértil para a aprendizagem, bem como defende e abraça a causa da garantia dos direitos das crianças, ofertando atenção especial àquelas atendidas pelas escolas de Educação Infantil. Nossos esforços são para que crianças de 0 a 6 anos cresçam aprendendo e tenham acesso a direitos essenciais assegurados. Só desta forma temos certeza de que se tornarão cidadãs e cidadãos saudáveis em todos os aspectos. 

UWB – Quando apresentamos o Crescer Aprendendo à sua equipe, fomos bem recebidos e o trabalho fluiu de forma sinérgica. O que significou para o município essa parceria com a UWB?

Prefeito José Ailton – Ter a UWB ao nosso lado oportunizou a transformação da realidade e do cenário de milhares de crianças. Sabemos que os jovens também são foco de atuação da organização. Trabalhar com essas duas importantes fases da vida é essencial ao país, como também proporcionar o desenvolvimento de habilidades e competências para a vida dessas pessoas. Essa forma de atuar nos motivou a seguirmos juntos com a UWB.

UWB – De que forma a nossa parceria contribuiu para a primeira infância de Crato?

Prefeito José Ailton – Nesse período de pandemia, a UWB trouxe luz, por meio do Programa Crescer Aprendendo, para o universo infantil caririense, iluminando nossas famílias e crianças, amenizando os impactos emocionais causados por esta cruel Covid-19, estreitando vínculos familiares e motivando a todos para vivenciarem experiências positivas em seus lares. 

UWB – De que maneira a nossa parceria fortaleceu a educação infantil do município?

Prefeito José Ailton – Gosto de ressaltar que as contribuições foram significativas também para os profissionais que atuam na área, visto que nossa parceria colaborou para que as crianças não tivessem o seu desenvolvimento e aprendizagem totalmente prejudicados em meio ao contexto da crise pandêmica. Tanto a minha equipe da prefeitura como a equipe da Secretaria de Educação de Crato agradecemos imensamente a UWB e à equipe do Programa Crescer Aprendendo pelas excelentes contribuições ofertadas à Educação Infantil de nosso município.

O Programa Crescer Aprendendo chegou ao Ceará por meio da Coalizão Ceará, como uma das iniciativas que integram a política pública de primeira infância no Estado. Na coalizão, além da UWB, estão o Governo do Ceará, a Fundação Bernard van Leer, a Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal e a Porticus. Para saber mais sobre o programa, acesse este link.