‘Crescer Lendo’ inaugura plataforma online que potencializa projetos educacionais da UWB

Ao longo de 2014, a United Way Brasil em parceria com a Klabin por meio de recursos do BNDES, desenvolveu o projeto Crescer Lendo. A iniciativa, realizada em nove localidades do país, teve como objetivo fortalecer o contato das crianças pequenas com os livros por meio de um trabalho em conjunto com as escolas. Entre as frentes de atuação do projeto, o curso de formação para educadores da rede pública dos municípios atendidos. Para tanto, criou-se uma plataforma online (http://www.crescerlendo.org/), na qual foi possível atender às necessidades particulares das das categorias convidadas a participar: técnicos das secretarias de Educação, professores, e diretores e coordenadores pedagógicos.

A formação foi dividida em cinco módulos. O primeiro, introdutório, apresentou a plataforma aos participantes. O segundo, “Ler histórias na educação infantil”, tratou da importância dessa atividade na primeira infância e as maneiras de incentivá-la. No terceiro, “Organização do ambiente para a leitura”, falou-se das melhores maneiras de criar cantos de leitura atrativos para as crianças. A seguir, veio “Ler e contar histórias”, que apresentou ferramentas para incentivar o contato dos pequenos com a literatura. O curso terminou com o módulo “Um olhar para o acervo: critérios de escolha e propostas de circulação dos livros”. Cada etapa incluía discussões temáticas semanais, de modo que o curso todo durou 24 semanas.

A troca de experiências entre pessoas que estavam distantes centenas de quilômetros umas das outras foi, por sinal, um dos pontos que os participantes mais valorizaram no espaço virtual. “O método à distância facilitou minha interação e possibilitou o meu aprendizado. Acessava o curso nos momentos em que julguei mais apropriado e tive o privilégio de fazer parte de um grupo que trocava informações e contribuiu de forma muito significativa. Colocamos em prática tudo o que aprendemos”, fala a participantes Angélica Aparecida Rosa, professora da CEI Catarina Fuhrmann, em Otacílio Costa – SC.

A metodologia online será replicada em outros projetos educacionais da United Way Brasil em 2015, o que possibilitará potencializar o número de pessoas capacitadas e qualificadas no cenário da educação infantil no país.