UWB ganha o Prêmio VOL por melhores práticas de voluntariado

Organização foi premiada pelo Viva Unido Comunidades, ação multiempresas que realiza há 21 anos

Outubro, 2023 – A UWB é uma das vencedoras da categoria Organizações Sociais da Sociedade Civil (Oscs) do Prêmio VOL, que será entregue dia 24 de outubro em cerimônia a ser realizada na cidade de Belo Horizonte (MG).

A categoria, que reconhece as melhores práticas de voluntariado em organizações sociais, recebeu mais de 100 inscrições. Com o Dia Viva Unido Comunidade, a UWB leva o prêmio por articular uma ampla ação de voluntariado empresarial que, em 2023, completou 21 edições. 

O Prêmio VOL, conduzido pelo Instituto Dadivar, um dos idealizadores da plataforma de mesmo nome, está na sua terceira edição e contempla cinco categorias: Oscs, Voluntariado, Empresas, Reportagem e Universidades.

A iniciativa tem como missão ser o primeiro evento nacional de reconhecimento, estímulo e divulgação das melhores práticas de gestão de voluntariado. Também quer incentivar a decisão de pessoas a buscarem oportunidades para doar seu tempo e/ou talento para diferentes causas, de forma estruturada, eficiente e comprometida.

Sobre o Dia Viva Unido Comunidade

O Dia Viva Unido Comunidades é uma ampla ação de voluntariado empresarial implementada pela UWB, há 21 anos, em parceria com empresas associadas. As corporações que aderem à iniciativa assumem a tarefa de mobilizar suas equipes para que participem de um dia dedicado a crianças em situação de vulnerabilidade social.

Na edição de 2023, mais de 350 voluntários de 15 empresas em 13 cidades vão realizar, em outubro e novembro, atividades lúdicas em espaços de aprendizagem e de brincar, como escolas públicas e organizações sociais.

O tema desta edição, “Juntos pela Equidade”, quer promover a reflexão sobre a importância da equidade racial em todos os lugares frequentados pela criança, para que ela possa crescer em uma sociedade mais justa e diversa.

“Essa é a segunda ação que a Caterpillar participa com a UWB. Para mim, no voluntariado, nós recebemos muito mais do que doamos. É um tempo cansativo fisicamente, mas saímos com a alma leve. Pra mim, isso define ser voluntário”, ressaltou Cristiana Motta, colaboradora voluntária da Caterpillar.

Só na cidade de São Paulo, em 6 de outubro, no CEU Guarapiranga, mais de 250 voluntários se engajaram nesse propósito, com a realização de diferentes atividades para resgatar as raízes negras que sustentam a história do Brasil, a fim de criar sinergia e conexão de grandes empresas em torno de um mesmo objetivo: impactar a vida de crianças, proporcionando um ambiente acolhedor, que respeite cada uma e cada um. 

“Profissionais que participam dessa experiência não só proporcionam um momento legal para as crianças, como também voltam para casa muito mais completos, muito mais conhecedores sobre aquilo que podem fazer para transformar a sociedade”, reforçou André Felicíssimo, Presidente da P&G no Brasil e membro do Conselho Deliberativo da UWB.