Viva Unido Comunidade: juntos pela equidade para fortalecer a primeira infância

A iniciativa reunirá 350 voluntários de 15 empresas que apoiam a UWB

Realizado há 21 anos, o Dia Viva Unido é uma ampla ação de voluntariado empresarial implementada pela UWB em parceria com empresas associadas. As corporações que aderem à iniciativa assumem a tarefa de mobilizar suas equipes para que participem de um dia dedicado a crianças em situação de vulnerabilidade social.

Na edição de 2023, são esperados mais de 350 voluntários de 15 empresas que vão realizar atividades lúdicas em espaços de aprendizagem e de brincar em 13 cidades. O tema desta edição, “Juntos pela Equidade”, quer promover a reflexão sobre a importância da equidade racial em todos os espaços frequentados pela criança, para que ela possa crescer em uma sociedade mais justa e diversa.

Uma das características inovadoras dessa mobilização é criar sinergia e conexão de grandes marcas em torno de um mesmo objetivo: impactar a vida de crianças, proporcionando um ambiente acolhedor, seguro e inclusivo que respeite cada uma e cada um. 

Em São Paulo, a ação vai acontecer em 6/10, no CEU Guarapiranga, na zona sul de São Paulo, frequentado por alunos da creche e educação infantil. Os voluntários vão se dividir em atividades como recreação, contação de histórias e brincadeiras de origem afro-brasileira, para resgatar a cultura e as raízes negras que sustentam a história de nosso país.

O Viva Unido Comunidade também contará com a participação de 4 empresas e 115 colaboradores das cidades de Betim (MG), Caçapava (SP), Camanducaia (MG), Goiana (PE), Joinville (SC), Lavras (MG), Louveira (SP), Manaus (AM), Navegantes (SC), São Bernardo do Campo (SP), Seropédica (RJ) e Sumaré (SP).

Nesses municípios, a ação de voluntariado acontecerá em escolas e organizações sociais que atuam com a primeira infância, envolvendo crianças em momentos especiais, de muita interação e estímulos saudáveis.

“O Viva Unido Comunidade é uma iniciativa que mostra, na prática, a força do voluntariado empresarial como alavanca para mudanças. Este ano, o tema ‘Juntos pela Equidade’ quer reforçar a urgência da agenda antirracista para que possamos avançar como sociedade. O preconceito, infelizmente, começa nos primeiros anos de vida, nos espaços frequentados pelas crianças pequenas. É essencial que a gente se una para mudar essa realidade, por isso, é especialmente simbólico ter uma mobilização como essa acontecendo ao mesmo tempo em diferentes lugares. Desejamos que a interação entre voluntários e crianças, por meio de atividades que resgatam a cultura e os saberes do povo negro, seja uma oportunidade transformadora para ambos”, ressaltou Gabriella Bighetti, CEO da UWB.

Agenda de ações voluntárias

DataLocalEmpresas apoiadoras
6/10São Paulo (CEU Guarapiranga)3M
Accenture
American Tower
Caterpillar
Dow
EY
Ecolab
Elanco
Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal
Lear
Lilly
Morgan Stanley
O-I
P&GSanofi
10/11BetimLear
6/10CaçapavaLear
29/11CamanducaiaLear
24/11GoianaLear
7/11LavrasLear
20/10JoinvilleLear
27/10LouveiraP&G
20/10ManausP&G e 3M
19/10NavegantesLear
26/10São Bernardo do CampoLear
A definirSeropédicaP&G
10/10Sumaré3M
26/10SuzanoEcolab