Crescer Aprendendo e Rede Conhecimento Social se unem para avaliar mudança de comportamento nas famílias do Ceará

O Programa Crescer Aprendendo, da UWB, entra em uma nova etapa. Implementado em diferentes cidades do País, há mais de cinco anos, desde 2021 é uma das ações da Coalizão Ceará, união de esforços multissetoriais em favor da primeira infância, que reúne o Programa Mais Infância Ceará, as fundações Maria Cecilia Souto VidigalBernard van LeerPorticus e a UWB, com o apoio da Secretaria da Educação do Estado, por meio da Coordenadoria de Educação e Promoção Social.

O objetivo do programa é promover o pleno desenvolvimento infantil, especialmente nos seis primeiros anos de vida, uma das fases mais importantes do desenvolvimento humano. A ciência aponta que as relações parentais saudáveis estão dentre os principais fatores que propiciam o bem-estar integral da criança. Este é o foco do Crescer Aprendendo: apoiar pais e cuidadores a fim de que estabeleçam e/ou fortaleçam vínculos positivos com suas filhas e seus filhos.

Para que isso aconteça, as ações do programa visam informar as famílias, especialmente as que vivem em situação de vulnerabilidade social, sobre temas relacionados aos primeiros anos de vida e orientá-las sobre como aplicá-los no dia a dia,.

Em 2021, as famílias vinculadas às escolas cearenses de educação infantil, parceiras do programa, receberam formação por meio do WhatsApp, considerando o contexto da pandemia.

Durante o ano, foram feitas pesquisas internas, pela equipe técnica do programa, que mostraram mudança de comportamento nas famílias participantes. Essa indicação levou a UWB a pensar na sistematização do Crescer Aprendendo para compartilhar a metodologia, com o objetivo de gerar escala e compor políticas públicas de outras cidades e estados, a partir do modelo aplicado no Ceará.

Mas ainda faltava um componente essencial nessa equação de disseminação do programa: uma avaliação externa robusta, realizada por uma organização referência, que pudesse avaliar se, de fato, o programa promoveu mudança de comportamento nas famílias. Por isso, a UWB escolheu a Rede Conhecimento Social (ReCoS) para realizar essa tarefa.

A organização já havia feito um trabalho semelhante com outro programa da UWB, o Competência para a Vida (focado nas juventudes) E uma das características que pesou nessa escolha é a metodologia utilizada pela ReCoS: a construção participativa dos instrumentais e da análise da pesquisa.

Avanços na parentalidade positiva e nas articulações com os municípios

Usando abordagens quantitativa e qualitativa, a avaliação realizada pela ReCoS foi dirigida à edição 2021, em cinco dos nove municípios cearenses trabalhados pelo programa, e realizada em parceria com as famílias, secretarias de educação e educadores das escolas públicas, revelando um cenário bastante promissor ao programa.

Por um lado, os resultados demonstram boa articulação territorial com as secretarias de educação, contribuindo com a formação de educadores, com atualização de conceitos e aprimoramento metodológico e facilitação do trabalho durante o período da pandemia. Por outro lado, as famílias apresentaram bom engajamento com o processo formativo, um maior fortalecimento dos seus vínculos com a escola e uma tendência de aumento da participação no aprendizado da criança: nove a cada dez famílias viram melhora nas práticas de cuidadocom as crianças depois da formação.

A formação a distância e em formato digital foi uma estratégia importante para apoiar as famílias e os educadores no período de distanciamento social. A avaliação demonstra tendências de mudança positiva das práticas de cuidado com as crianças por parte de seus responsáveis. Importante ressaltar a relevância da continuidade das ações para que as conquistas alcançadas sejam consolidadas em mudanças de longo prazo no comportamento.

Com os resultados da avaliação do Crescer Aprendendo edição digital no Ceará (2021), é possível aprimorar as estratégias de atuação do programa, vislumbrando novas implementações em outros territórios, tal como a formação híbrida posta em curso em 2022.

Por isso, a equipe da UWB está organizando estratégias para disseminar a metodologia em todos os cantos do País, com o objetivo de fortalecer a parentalidade positiva para garantir um melhor desenvolvimento infantil à primeira infância brasileira.

(Artigo escrito pelas equipes da ReCoS e da UWB)