Durante o ano de 2014, a United Way Brasil investiu esforços em uma nova iniciativa em seu programa de primeira infância Crescer Aprendendo. Sempre focada no desenvolvimento infantil, a UWB implementou o projeto de Escuta das Crianças com o objetivo de ajudar as escolas a aprimorarem seu projeto pedagógico por meio de um diagnóstico que considera as necessidades, opiniões e desejos das crianças.
A iniciativa foi desenvolvida em quatro creches de São Paulo – CEI Jardim Souza, CEI Casa da Criança, CECI Herdeiros do Futuro e CEI São Norberto- e financiada por meio do Fundo Comum da UWB, formado pelo aporte financeiro voluntário das empresas associadas e seus funcionários. O projeto Escuta das Criança envolveu 47 educadores que impactam diretamente na qualidade da educação de mil crianças de 0 a 4 anos. A CriaCidade foi a parceira técnica da UWB para a formação dos profissionais e diagnóstico.
O projeto foi desenvolvido em cinco etapas. Na primeira, os professores, pais e voluntários foram preparados para atuar nas atividades com as crianças. Em seguida, os voluntários ajudaram os professores na aplicação das dinâmicas e na elaboração dos registros escritos e fotográficos. A terceira etapa trouxe a troca de experiências e visualização das atividades realizadas pelas crianças. Na sequencia, foram apresentados os resultados do processo de escuta as escolas e a United Way Brasil mobilizou cerca de 140 Voluntários de empresas associadas e parceiras, entre elas: Owens Illinois e P&G, para uma reforma no ambiente da instituição a fim de atender os desejos e as necessidades citadas pelas crianças.
Concluída a primeira etapa do projeto na CEI São Norberto, a iniciativa já apresentou resultados tão expressivos que foi replicada em mais quatro creches do Centro Social de Parelheiros. A decisão foi da diretora pedagógica, Rosemary Gregio, que identificou na iniciativa uma oportunidade de potencializar os efeitos do projeto em prol da educação de crianças pequenas. (Leia aqui entrevista com Rosemary Gregio).
Notícias relacionadas: