Para avaliar o impacto do projeto de Mentorias na vida acadêmica e profissional dos jovens, a United Way Brasil realizou no final de 2014 uma Avaliação Externa em parceria com a MOVE, consultoria em avaliação estratégica em investimento social inteligente. O estudo demonstra que as Mentorias se posicionam como alavanca para que os jovens tenham acesso a um universo profissional expandido, favorecendo seus interesses pelos estudos e pelo mundo do trabalho. Participaram desta pesquisa 690 jovens, 390 voluntários, 8 ONGs e 8 empresas que estiveram envolvidas na iniciativa em 2013.
Empregabilidade, Repertório Educacional e Perspectiva de Futuro foram os critérios escolhidos para avaliar as contribuições da Mentoria na vida dos jovens um ano após concluírem o projeto. Com essa abordagem, a pesquisa apresentou dados relevantes: 74,1% dos entrevistados associa a Mentoria com o aprendizado de crescer profissionalmente por meio do estudo e planejamento de carreira; 67% afirma ter planos mais concretos de como continuar os estudos e 63% dos jovens acredita que a Mentoria foi decisiva para melhorar a relação com a vida acadêmica. O conteúdo do curso e o contato com os voluntários, suas histórias de vida e experiências foram também os aspectos que mais se destacaram na fala dos jovens.
Para os voluntários, a pesquisa mostrou que dentre os fatores agregadores, a Mentoria promove a experiência de dar aulas e desenvolve novas habilidades. Quanto aos principais ganhos em relação a atividade voluntária, além do contato com os jovens, o item mais apontado diz respeito à satisfação em partilhar saberes, fazer sentido, ser útil, seguidos por atributos importantes como o papel educador e o trabalho em rede. Neste contexto, 85% dos voluntários recomendariam esta experiência a outros.
Já as empresas parceiras que desenvolveram as Mentorias junto a UWB reconhecem que os voluntários aprimoram habilidades de cooperativismos, de se colocar no lugar do outro como também uma mudança na concepção de responsabilidade social.
Outro fator positivo que ficou evidente foi a preocupação das empresas em relação ao acompanhamento dos jovens após a participação no projeto. Algumas já iniciam o processo de construção de uma política de contratação dos jovens, principalmente como aprendizes.
O resultado da Avaliação Externa atesta a importância da Mentoria no despertar do jovem para uma vida profissional e acadêmica relevante. O projeto faz parte do programa ‘Competências para a Vida’, que tem como objetivo estimular os jovens a concluir o ensino médio, desenvolver habilidades empreendedoras e conquistar o primeiro emprego por meio das ações educativas complementares à escola proporcionadas pela UWB.