No dia 06 de julho, Rich Harwood, fundador e presidente do Harwood Institute for Public Innovation, veio a São Paulo a convite da United Way Brasil para falar sobre como empresas podem ter um maior impacto nas comunidades que apoiam. O evento aconteceu na PwC, parceira da United Way Brasil, que ofereceu uma sala para este evento especial.
A palestra foi promovida para estimular as empresas e organizações a encontrarem novas e mais positivas formas para desenvolver seus projetos sociais e se relacionar com as comunidades que apoiam. Richard falou sobre as oportunidades que existem hoje em dia no Brasil para a criação de capacidades na área social, e também os desafios (desigualdade, por exemplo) que enfrentamos para conseguir superá-los.
Ao compartilhar sua própria experiência com impacto social, Rich demonstrou as vantagens de turning outward, ou seja, trabalhar com foco na comunidade, em ações e em resultados, em oposição ao trabalho turning inward, aquele focado na própria organização/empresa. Para tal, sugeriu a reflexão sobre algumas idéias-chave para a promoção de verdadeiras transformações.
O público, composto por representantes de grandes empresas como GE, Owens Illinois e a General Motors, e importantes organizações do terceiro setor brasileiro como GIFE e Todos pela Educação, ficou bastante impressionado com a apresentação. Após terem sido confrontados com as perguntas do Rich, muitos fizeram suas próprias perguntas e ficaram interessados em futuras oportunidades para aprofundar a discussão sobre impacto comunitário e ouvir mais sobre a experiência de Harwood na área.