Programas de voluntariado são bastante conhecidos por sua relação ganha-ganha. Os benefícios são inúmeros, tanto para quem recebe a ação quanto para quem oferece seu trabalho. No mundo corporativo, as empresas também se beneficiam grandemente por diversos motivos, dentre eles, ganho de reputação e melhoria do clima interno. Sobre voluntariado sob a ótica da comunicação, neste mês ouvimos Silvia Marconato, gerente de comunicação corporativa da Owens Illinois, responsável pela implementação da campanha de adesão da United Way em sua empresa.
Qual a importância de uma campanha de engajamento na captação de recursos e
voluntários?
Campanhas de engajamento são fundamentais para a captação de recursos e voluntários. Por meio dessas campanhas de engajamento, os colaboradores se sentem mais atuantes e, principalmente, responsáveis pela viabilização e sucesso do Voluntariado Owens Illinois, tornam-se embaixadores de uma causa social de objetivo comum e ajudam a replicar essa mensagem para os colegas de trabalho, para suas famílias e para a comunidade. Além disso, o Voluntariado O-I tem despertado no colaborador um sentimento de orgulho de pertencer a uma empresa que ajuda o desenvolvimento local, principalmente beneficiando instituições tão próximas à nossa unidade de São Paulo. Todas as ações de ativação e engajamento que realizamos no Voluntariado O-I são um sucesso, aproximam os colaboradores, deixam o ambiente de trabalho mais alegre e leve. É muito gratificante ver isso.
Em que medida o trabalho voluntário pode contribuir para a imagem e a reputação de uma empresa?
O Voluntariado na O-I reforça o compromisso da empresa no mundo todo com o desenvolvimento social dos países onde estamos presentes, e não poderia ser diferente no Brasil. Além de ser reconhecida como uma empresa líder em embalagens de vidro puro, sustentável e único, a O-I quer ser lembrada como uma empresa que está comprometida com o desenvolvimento das comunidades onde atua, colaborando com a formação de crianças e jovens. Atualmente, o programa está beneficiando a comunidade do entorno da unidade de São Paulo, em Ermelino Matarazzo, mas, ainda em 2013, queremos levar o Voluntariado OI para o entorno de todas as comunidades onde temos operações (Rio de Janeiro, Recife e Fortaleza). Hoje são 255 crianças apoiadas pelo nosso programa e queremos ter essa mesma força em outras regiões.
Por que a empresa decidiu se tornar parceira da United Way Brasil?
Antes da parceria com a United Way, não tínhamos um programa de voluntariado estruturado e constante. Agora, por meio da parceria estabelecida, contamos com programas de voluntariado bem estruturados, com resultados perceptíveis e tangíveis. A UW conhece o universo do voluntariado corporativo e as necessidades latentes de nosso país; é como se fosse o “cérebro” dessa parceria, enquanto nós somos um “coração” cheio de desejos para melhorar o mundo de crianças e adolescentes.