Como parte das comemorações de seus 90 anos a Ketchum, uma das 10 maiores empresas de Relações Públicas do mundo, parceira da United Way Brasil, lançou globalmente uma atividade para benefício das comunidades. No período de maio a agosto, os escritórios da Ketchum em vários países estão doando horas de seus times para realização de brainstorms para 90 ONGs para ajudá-las com ideias de comunicação. No Brasil, a escolhida foi a United Way Brasil.
Realizado no dia 1 de agosto, no período da manhã, o encontro contou com a presença de um time multidisciplinar formado por profissionais de imprensa, digital, comunicação integrada, eventos, relações públicas, além de Rosana Monteiro, sócia diretora da Ketchum Estratégia, Silvia Zanotti, diretora executiva da United Way Brasil, Paula Crenn, gerente programas e voluntariado, e Plácida Kazama, Assistente Executiva na Owens-Illinois e voluntária da United Way Brasil.
Para Silvia Zannoti, a sessão de brainstorming forneceu interessantes alternativas de comunicação para a organização. “O encontro nos ajudou a enxergar novas possibilidades para fortalecer a United Way Brasil e as nossas estratégias de comunicação com os mais diversos públicos, empresários, crianças, jovens e voluntários.”
A partir do estudo do briefing previamente respondido foi realizado um exercício criativo no qual os participantes compartilharam ideias para ampliar a visibilidade da United Way Brasil através de seu expertise em voluntariado, primeira infância e juventude. Dentre as diversas ideias provenientes do brainstorming estão mapeamento de influenciadores, endosso de celebridades a campanhas nas redes sociais, engajamento de CEOs nas causas defendidas pela UWB e estabelecimento de parcerias com profissionais liberais.
Para Rosana Monteiro, a iniciativa é uma forma interessante de unir o compromisso social
da Ketchum ao expertise da agência. “Quando pensamos em voluntariado, consideramos de
que forma podemos dispor nosso maior ativo, a comunicação, em prol da comunidade. O
brainstorming que realizamos foi uma experiência que gerou valor de longo prazo para ambas as partes.”