Engajada em aprimorar os seus programas, a United Way Brasil inovou e colocou em prática em 2012 projetos sociais inéditos que visam contribuir para formação e educação dos jovens no Brasil. Por meio dos projetos de empreendedorismo e das mentorias, que foram aperfeiçoados e ganharam novos parceiros, no ano passado 621 jovens foram beneficiados pelas 18 mentorias organizadas pela United Way Brasil, aumentando 55% o número de beneficiados em relação a 2011.
Além das tradicionais mentorias no Morgan Stanley, P&G e PwC, A United Way Brasil estreou na Monsanto em 2012 o já conhecido IVP (Investir Vale a Pena). Durante aproximadamente seis meses, cerca de 20 jovens da ONG Educar aprenderam conhecimentos básicos sobre finanças e investimentos com os cerca de 50 voluntários da empresa que participaram do projeto.
Outro programa de mentoria que merece destaque foi realizada pela PwC de Porto Alegre. Com uma estrutura especial graças a parceria, a mentoria de contabilidade da PwC da capital gaúcha teve em sua turma metade dos alunos portadores de necessidades especiais. A integração dos alunos foi muito positiva e a tendência é que a iniciativa se estenda para outras regiões.
Os projetos de empreendedorismo social, outra ação da UWB,trouxeram excelentes resultados no último ano. A United Way Brasil e a Ashoka desenvolveram juntas um programa voltado para iniciativas sociais juvenis, com base na iniciativa Geração Muda Mundo da Ashoka, tendo jovens como agentes de mudança nas comunidades de São Paulo e Fortaleza.
A fase de implementação dos projetos de empreendedorismo desenvolvidos ano passado iniciou a partir do segundo semestre. Ao todo, cerca de 90 jovens elaboraram 18 projetos, nos quais 16 deles já estão sendo colocados em prática.
Trazido dos Estados Unidos, o programa Student United Way também foi posto em prática pela primeira vez no ano passado em caráter experimental pela PwC e United Way Brasil. O objetivo do projeto é reunir jovens para desenvolver um projeto social a fim de auxiliar a comunidade.
Após dez aulas do curso realizados aos sábados com voluntários da PwC, os jovens conseguiram arrecadar R$ 629,00, alimentos e roupas para ajudar a Associação Aliança de Misericórdia de Sorocaba, movimento que auxilia desde crianças a idosos carentes.
Com o resultado deste projeto piloto, a 3M, por meio do Instituto 3M, também investiu nesta iniciativa e os resultados já estão aparecendo. Os jovens de Itapetininga irão promover uma grande conscientização sobre reciclagem, marcada para os dias 16 e 23 de janeiro.