Publicação sistematiza workshop sobre plataformas digitais voltadas à primeira infância

A United Way Brasil e a Minderoo Foundation, instituição com sede na Austrália e atuação global, uniram-se para realizar, em setembro, o workshop “Plataformas Digitais para a Primeira Infância”, com apoio técnico do Instituto Tellus. A ação teve como objetivo fomentar o ecossistema de iniciativas digitais voltadas à primeira infância, criadas e/ou potencializadas com a chegada da Covid-19, que exigiu ações inovadoras para a continuidade do trabalho junto aos públicos beneficiados pelos programas sociais. O evento promoveu a troca de conhecimento e aprendizado entre organizações do sistema público e da sociedade civil. Nos diálogos, os representantes das instituições identificaram desafios, sinergias e possibilidades de colaboração.

Dentre os temas debatidos, os participantes discutiram as oportunidades e os obstáculos da implementação das plataformas; estratégias de engajamento das famílias e de profissionais de primeira infância à ferramenta; sustentabilidade da tecnologia; e o cumprimento do objetivo de levar aos adultos os conteúdos de que precisam para exercer a parentalidade positiva. 

A desigualdade tecnológica e a falta de letramento digital, obstáculos para a democratização do conhecimento, foram outros aspectos trazido pelas instituições, assim como a necessária intersetorialidade para a promoção de um desenvolvimento infantil integral e integrado, que passa, por exemplo, pelo diálogo entre o terceiro setor e o poder público sobre o uso de plataformas digitais na disseminação do tema e de conteúdos sobre primeira infância.

O workshop viabilizou a formação de parcerias, como a da Minderoo Foundation, que trabalha pela causa para fortalecer as relações parentais e o desenvolvimento infantil. Também convidou para esse diálogo diferentes instituições que perseguem os mesmos objetivos.

Veja a lista abaixo!

SISTEMATIZAÇÃO PARA INSPIRAR E FORTALECER AÇÕES DIGITAIS 

A United Way Brasil, com o apoio da Tellus, sistematizou os diálogos e resultados das conversas realizadas durante o workshop para compartilhar subsídios àqueles que trabalham ou pretendem trabalhar com plataformas digitais com o objetivo de informar e formar seus públicos, também tendo como realidade um “novo normal”, que se configura no pós-pandemia, abrindo espaço para atuações híbridas (presenciais e a distância).

As reflexões compartilhadas no workshop, trazidas para o documento, partiram de quatro áreas de discussão: tecnologias; famílias; profissionais; intersetorialidade e políticas públicas. A partir de questões norteadoras, os participantes deram suas contribuições com base nas vivências do uso das plataformas como estratégia de atuação de suas instituições.  

A sistematização relata, por exemplo, os benefícios que as plataformas tendem a trazer aos profissionais de primeira infância para registrar dados, fazer monitoramento e avaliação dos programas. No caso das famílias, as ferramentas digitais possibilitam que tenham acesso a sites dos serviços públicos e de conteúdos relacionados ao desenvolvimento infantil. Também viabilizam a criação de uma rede de apoio porque promovem interação entre pais, mães e cuidadores, fortalecendo relações e comunidades na missão de garantir o desenvolvimento da primeira infância. Ao mesmo tempo, o documento também levanta os desafios dessa estratégia, por exemplo, de acolher e atender a diversidade cultural e de interesses do público-alvo e a falta de acesso às tecnologias por grande parte das famílias em situação de vulnerabilidade.

“Por mais que o uso de ferramentas digitais seja tema complexo e polêmico, muitas iniciativas tecnológicas inovadoras foram desenvolvidas e fortalecidas no campo da primeira infância no Brasil, na pandemia. No entanto, o contexto emergencial em que tais inovações foram criadas e a atual flexibilização das restrições sanitárias faz com que seja importante refletir sobre:

como podemos garantir que os avanços obtidos em termos de digitalização fiquem de legado para a primeira infância? Como as organizações estão se estruturando para manter os avanços em termos de digitalização em suas iniciativas? Como podemos ampliar o debate sobre o que queremos das ferramentas digitais para primeira infância?

O documento também reflete sobre o uso da tecnologia para gerar a intersetorialidade e o quanto esse propósito é difícil, porque pressupõe alguns pré-requisitos, como a manutenção permanente de dados atualizados sobre a criança, o sujeito dos cuidados. 

Por fim, a publicação elenca algumas orientações e sugestões para otimizar o uso das plataformas em favor do desenvolvimento integral das crianças brasileiras, por meio de estratégias voltadas às famílias, aos cuidadores, aos profissionais e gestores públicos.