Considerada a “mãe” de todas as causas, a primeira infância tem sido foco de políticas públicas que promovam o direito ao pleno desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos. No entanto, um dos atores sociais mais importantes para a promoção desse tema, o segundo setor, ainda apresenta números tímidos de corporações que adotam políticas internas para fortalecer os primeiros anos de vida. Segundo o Great Place to Work (GPTW), em 2020, apenas 97 companhias inscreveram seus projetos na categoria de primeira infância do prêmio anual Melhores Empresas para Trabalhar, realizado pela instituição, sendo escolhidas cinco delas, que cumpriam todos os requisitos da certificação.
O GPTW, organização mundial que atua para fomentar e reconhecer práticas corporativas que fazem a diferença na vida dos colaboradores e da sociedade, está convencido que a causa da primeira infância é essencial para que as corporações avancem na missão de contribuir à sustentabilidade do planeta. Por isso, ao lado da United Way Brasil, da Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, da Fundação Bernard van Leer e da Fundación FEMSA, lançou o Guia de Primeira Infância para Empresas, uma plataforma interativa que compartilha mais de 600 práticas e políticas de RH e de responsabilidade social voltadas aos colaboradores pais, mães e responsáveis por crianças pequenas.
O Guia quer justamente acelerar a adesão de empresas, de todos os portes e áreas, à causa e servir como ferramenta para implementar estratégias e/ou aperfeiçoar as já existentes a fim de que sejam cada vez mais efetivas e transformadoras. “Na fase da primeira infância a criança está em pleno desenvolvimento. Seu cérebro faz um milhão de sinapses por segundo. Cada criança é uma potência e o melhor investimento que uma sociedade pode fazer”, lembrou Paula Crenn Pisanesch, gerente de programas de primeira infância da United Way Brasil, no evento de lançamento do Guia, realizado em agosto.
“Quando beneficiamos mães, pais, crianças, geramos um impacto social gigante. Adaptando o provérbio africano que diz que é preciso uma aldeia inteira para cuidar de uma criança, digo que é necessária uma empresa inteira para cuidar dos filhos e filhas dos colaboradores”, reforçou Mariza Quinderé, Diretora Regional do GPTW, no mesmo evento.
Bom para os colaboradores, bom para os negócios
Vários estudos apontam que empresas que abraçam a causa da primeira infância mantêm as equipes mais motivadas. Germanuela de Abreu concorda. Ela é responsável pela área de Remuneração, Governança Corporativa, Orçamento e Gasto, Estrutura e Carreira, Benefícios e Gestão da Saúde no Banco Santander. Presente ao evento de lançamento do Guia para compartilhar as práticas da empresa, reconhecidas pelo prêmio 2020 do GPTW, Germanuela afirmou: “Há vários retornos para os negócios quando se investe na primeira infância, a maioria deles intangíveis, mas importantes. Quando uma mãe e um pai se sentem tranquilos, sabendo que têm plano de saúde diferenciado, que receberão qualquer tipo de apoio às suas necessidades, bastando ligar para o canal de atendimento aos funcionários, promove-se mais foco no trabalho e, consequentemente, maior produtividade. Oferecer aos colaboradores a oportunidade de terem seus filhos em maternidades de ponta, de receberem apoio psicológico, é diminuir gastos com saúde, promovendo uma assistência preventiva, desde a gestação, o que traz retorno para o negócio.”
Além desses aspectos, por ser uma causa transversal, investir na primeira infância significa fortalecer pautas mais amplas e necessárias que promovam o fortalecimento das marcas, impactando toda a cadeia produtiva das empresas, desde as equipes e comunidade do entorno até os consumidores e investidores. “Com as novas estruturas familiares, com parceiros e parceiras homoafetivos, decidimos rever a política de licença-maternidade e paternidade, de 6 meses e 30 dias, respectivamente. Para começar, adotamos a nomenclatura ‘licença parental’ e ampliamos o benefício para as diferentes configurações, promovendo a equidade e a inclusão de todos e todas”, contou Silvia Itokazu, Diretora Associada de RH da Takeda Pharmaceutical Company, no evento de lançamento do Guia. A empresa também recebeu, em 2020, o reconhecimento da GPTW.
Essas e outras políticas estão contempladas no Guia de Primeira Infância para as Empresas. As corporações podem escolher as ações de acordo com seu porte, tendo acesso, inclusive, a iniciativas que não geram qualquer custo. Cada prática traz informações sobre tempo necessário para implementação, resultados esperados etc. Ou seja, ninguém precisa começar do zero. Basta acessar a plataforma para conhecer as muitas experiências que estão garantindo mais qualidade de vida às famílias e suas crianças.
Clique aqui e assista a íntegra da live de lançamento do Guia com a GPTW para acessar outras iniciativas do Banco Santander e da Takeda Pharmaceutical, voltadas à primeira infância.
Guia de Primeira Infância para Empresas