A United Way Brasil completa, este ano, duas décadas de atividades no País. Todo a bagagem construída até aqui nos conduz a uma nova etapa com um novo posicionamento institucional: queremos ser reconhecidos como uma organização que investe no desenvolvimento das novas gerações de forma colaborativa junto às empresas associadas para gerar impacto coletivo e mudanças sociais sistêmicas.
Para tanto, todo o nosso empenho em 2021 se dará para o fortalecimento de um ecossistema que atue conjuntamente, mobilizando empresas e negócios para que assumam o seu papel nas transformações que temos de empreender.
É essencial ressaltar que a pandemia gerada pela Covid-19 exigiu novos olhares e ações que demandaram aprendizados em um curto espaço de tempo para garantir que as operações das iniciativas pudessem ser preservadas, apesar de toda a crise sanitária que enfrentamos e que ainda persiste, ampliando as desigualdades sociais, com graves consequências à primeira infância e juventudes, nossos públicos-alvo.
A expertise da United Way Brasil foi determinante para enfrentar os desafios de 2020 e indicar a trajetória que queremos empreender a partir de agora. Nosso DNA reúne características que não só ajudaram a fortalecer projetos e programas no auge da crise como os levaram muito além, ganhando escala.
Devemos esse avanço à capacidade de conectar empresas à sociedade, por meio de causas essenciais ao bem-estar coletivo. Ou seja, não atuamos sozinhos e o trabalho em rede é o nosso principal pilar. Por isso, para 2021, vamos dedicar grande parte de nossos esforços para comunicar a importância do Segundo Setor na solução de questões que afetam o desenvolvimento social do País. Para tanto, estaremos ao lado das empresas, oferecendo apoio e consultoria, a fim de que possam definir os aspectos ambientais, sociais e de governança para favorece a sustentabilidade de suas marcas, seguindo a pauta ESG investing (Environmental, Social and Governance).
Objetivos para 2021
Certos de nossa missão, conhecedores de nossos limites e nossas capacidades, vamos aportar diferentes recursos para ampliar a abrangência dos nossos programas de primeira infância e juventude.
Essa ampliação não se limita aos públicos-alvo das iniciativas. Por meio de uma estratégia estruturada, queremos mobilizar mais empresas para que passem a também fazer parte dessa rede colaborativa. Também está em nosso escopo intensificar nossa influência, com base em conhecimentos e práticas bem-sucedidas, sobre políticas públicas voltadas às populações que atendemos.
Para a primeira infância, vamos nos dedicar a atender mais famílias e levar a experiência digital do programa Crescer Aprendendo a outras partes do País, inclusive com o objetivo de transferir essa solução social para municípios e estados interessados. Nas regiões em que o controle pandêmico seja seguro, a atuação do programa poderá se dar de forma híbrida, ou seja, com encontros presenciais e formações virtual das famílias.
Para as juventudes, temos como meta atender mais jovens de São Paulo e Recife, fazendo o recorte de vulnerabilidade e raça. Por meio do programa Competências para a Vida, iremos apoiar a juventude negra e das periferias na construção de um projeto de vida que contemple seus sonhos e possibilite uma carreira profissional bem-sucedida. Esse trabalho terá suporte de uma rede de mentores voluntários, formada pelos colaboradores de nossas empresas parceiras.
A iniciativa pretende mitigar os problemas causados pela crise sanitária, como o aumento da evasão escolar e do desemprego entre os jovens, especialmente os mais vulneráveis. Daremos ênfase a oportunidades de formação e trabalho para negros e negras nas carreiras digitais, em que há vagas disponíveis, mas falta de mão de obra especializada para preenchê-las.
Ainda com relação à juventude, somos o parceiro articulador do Aspen Institute, idealizador da iniciativa global GOYN. Em São Paulo, lançamos mão da nossa capacidade de reunir e organizar diferentes atores para construir coletivamente soluções voltadas à inclusão produtiva dos jovens das periferias. Contamos com a participação de mais de 80 empresas, instituições e pessoas e, em 2021, vamos, conjuntamente, implementar protótipos e prospectar parceiros e jovens para concretizá-los nos territórios. Nossa meta, até 2030, é apoiar 100 mil jovens da cidade para que ocupem postos de trabalho dignos ou empreendam o próprio negócio.
Um trabalho integrado e intersetorial
Outro “pulo do gato” de nosso planejamento em 2021 é atuar de forma interprogramática, ou seja, as iniciativas de um programa podem envolver os demais, por meio de ações, estratégias comuns, campanhas e diálogos para fortalecer objetivos e alcançar metas. Vamos sair das “caixinhas” e derrubar muros. Essa mesma lógica pretende envolver empresas parceiras e aquelas que passarão a nos apoiar este ano, seja por meio do programa de Voluntariado Corporativo, seja por meio de oportunidades intersetoriais para ampliar nosso impacto e abrangência. Dessa forma, também iremos ajudar as corporações a qualificar sua atuação social em favor das novas gerações.
Só assim conseguiremos avançar no desejo de uma sociedade mais inclusiva, que semeie a justiça e a equidade desde as primeiras fases da existência humana. Mas, para isso, precisamos ampliar a rede, contar com mentes e corações que pensem como nós e acreditem na nossa capacidade de influenciar e transformar realidades coletivamente. É dessa maneira que queremos celebrar os 20 anos da United Way Brasil: com você e sua empresa ao nosso lado! Vamos juntos?