Iniciativas inovadoras, adaptações nos programas e ações emergenciais foram algumas das estratégias adotadas pela United Way Brasil para não só manter sua operação ativa como para ampliar a abrangência e o impacto de sua atuação no enfrentamento da crise sanitária.
Os desafios impostos pela pandemia marcaram o cenário do ano que se encerra. A United Way Brasil, junto às empresas e instituições parceiras, atuou para apoiar crianças, jovens e suas famílias a enfrentarem as duras consequências da pandemia. O resultado desse amplo trabalho coletivo e colaborativo está relatado no Relatório de Atividades, recém-lançado pela organização.
“Diante da crise, a equipe da United Way Brasil identificou nesse contexto oportunidades únicas, não só para manter os programas ativos como para ampliá-los e qualificá-los. Para isso, convidou outras organizações e empresas a formarem uma ampla rede, com o objetivo de tecer novas estratégias que atingissem mais pessoas, exercendo seu papel social em um cenário complexo onde os mais vulneráveis foram profundamente impactados. Nosso convite foi aceito e seguimos fortes, juntos e determinados”, relata Orson Rhazes Ledezma Castro, Presidente do Conselho Deliberativo da organização, na mensagem de abertura do relatório.
Ampliação dos programas
Com a adoção do formato virtual, o programa de primeira infância Crescer Aprendendo chegou a quase 3 mil famílias de 12 cidades em 4 estados, levando conteúdos sobre primeira infância para pais e cuidadores e apoio à segurança alimentar. A ampliação deu certo: 97% das famílias participantes avaliaram o programa com notas 5 e 4 (escala de 1 a 5).
Computador e internet foram as ferramentas que uniram os 227 jovens de São Paulo, Pernambuco e Santa Catarina, participantes do programa Competências para a Vida, aos 123 mentores voluntários, colaboradores das empresas associadas da United Way Brasil, que, por meio de reuniões e mentorias virtuais, apoiaram os jovens na definição de metas e do plano de vida para além da pandemia. Na avaliação do programa, 73% dos participantes apontaram que as reuniões e mentorias os ajudaram a pensar no futuro e em metas para além da pandemia.
Também em 2020, a United Way Brasil deu início à implementação, na cidade de São Paulo, do movimento Global Opportunity Youth Network (GOYN), articulando uma ampla rede colaborativa formada por jovens-potência, empresas, instituições e especialistas cujo objetivo é impactar a vida de mais de 700 mil jovens e promover a inclusão produtiva de 100 mil jovens em dez anos. A rede conta com mais de 85 instituições e, conjuntamente, irá implementar protótipos de ações em 2021 para promover essa inclusão.
Voluntariado corporativo e digital
Um dos braços de atuação da United Way Brasil, o voluntariado corporativo apoia as empresas parceiras ao exercício da responsabilidade social, que utilizam recursos e talentos próprios para gerar oportunidades qualificadas a pessoas e comunidades em situação de vulnerabilidade.
Para realizar esses propósitos, a organização redesenhou os dias Viva Unido Primeira Infância e Viva Unido Juventude, com ações virtuais que reuniram um número maior de colaboradores voluntários e impactaram mais crianças e jovens atendidos pelos programas da United Way Brasil.
No total, as ações envolveram 223 voluntários e beneficiaram cerca de 3 mil crianças e jovens.
Estas e outras realizações da United Way Brasil em 2020 você confere no link do relatório. Antes, porém, fica aqui o nosso convite: vamos juntos em 2021?
Acesse o relatório aqui