No total, 12 municípios dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina e Pernambuco serão beneficiados, por meio da articulação entre a multinacional e a United Way.
O programa Crescer Aprendendo, da United Way Brasil, realizado com empresas e organizações parceiras, traz no seu escopo original a estratégia de formação das famílias em reuniões presenciais e a distância, com participação de consultores para mediar conversas e compartilhar conteúdos.
No atual cenário de pandemia, o programa levou todas as suas ações, que antes eram presenciais e digitais, totalmente para o formato on-line, o que viabilizou sua ampliação. As famílias são divididas em grupos no WhatsApp, recebendo conteúdos diários por meio de textos, links, vídeos, “tarefas”, interagindo com perguntas e opiniões, mediados por profissionais nos temas relacionados aos primeiros anos de vida: comportamento da criança, papel da família, direitos da criança, importância do brincar, saúde física e mental, higiene, nutrição etc, com orientações para o enfrentamento da Covid-19.
O sucesso da metodologia do programa foi reconhecido pela 3M que, por meio de edital próprio, selecionou o Crescer Aprendendo como estratégia para apoiar as famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. A multinacional, que possui cinco fábricas instaladas no Estado de São Paulo, compondo a 3M do Brasil, além da empresa 3M Manaus (AM), doou o valor de R$ 1,21 milhão à United Way Brasil, tornando-se a maior parceria do programa em 2020.
Os recursos também irão amenizar o impacto da pandemia no desenvolvimento de crianças de 0 a 6 anos por meio da segurança alimentar, com a distribuição de cartões-alimentação a cada uma das 1.600 famílias das cidades de São Paulo (SP), São Bernardo do Campo (SP), Campinas (SP), Sumaré (SP), Louveira (SP), Suzano (SP), Goiana (PE), Betim (MG), Joinville e Navegantes (SC).
“A responsabilidade social é um dos nossos pilares estratégicos e faz parte de nossas prioridades apoiar as famílias que neste momento estão passando por grandes dificuldades. Também estamos apoiando o hospital público de Sumaré, onde fica nossa matriz no País. Essas doações estão alinhadas aos valores da 3M e ao nosso compromisso social neste cenário crítico em função da Covid-19”, comenta Marcelo Oromendia, presidente da 3M Brasil.
“Atuar coletivamente por uma causa é a principal premissa da United Way em todo o mundo. Com o advento da Covid-19, a união de esforços nunca foi tão imprescindível, especialmente para apoiar as populações que, até mesmo antes dessa crise sem precedentes, viviam realidades vulneráveis. A participação da 3M neste contexto, com a doação ao programa Crescer Aprendendo, tem sido valiosa não só para a manutenção da iniciativa como para a sua ampliação, porque podemos apoiar mais famílias com recursos materiais e emocionais a fim de que se fortaleçam e enfrentem os desafios imposto pela pandemia”, ressalta Gabriella Bighetti, Diretora Executiva da United Way Brasil.
As empresas Lear e Ecolab, que já são parceiras da United Way Brasil, também estão apoiando a expansão do programa para os 12 municípios, direcionando recursos para suas ações.
Para as famílias, a ação tem trazido o apoio de que precisam, como relata uma das mães que integram o programa: “Eu brinco mais com meu pequeno, a convivência ficou diferente. A gente passa a conhecer mais o próprio filho de uma forma especial e muito importante. É uma oportunidade única.”