O Juventudes Potentes (GOYN SP) é uma grande aliança para promover a inclusão produtiva de jovens na cidade de São Paulo
Liderado pelo Instituto Aspen, nasceu há dois anos e chegou à cidade de São Paulo em 2020. No Brasil, a ação é articulada pela United Way Brasil e coordenada por um grupo gestor, formado por Accenture, Fundação Arymax, Instituto Coca-Cola, Itaú Educação e Trabalho, Em Movimento e jovens, além de lideranças de mais de 80 instituições relevantes do ecossistema.
Está presente também em Bogotá (Colômbia), e Thekwini (África do Sul), Mombasa (Quênia), Pune e Ramgarh (Índia) e pretende, nestas seis comunidades, transformar pelo menos 250 mil vidas nos próximos cinco anos.
Nosso propósito
Nosso propósito é promover a inclusão produtiva das juventudes em situação de vulnerabilidade social da cidade de São Paulo, até 2030, alinhado com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, com destaque para:
Por que é urgente atuar?
O Brasil nunca teve tantos jovens. Esta é a grande oportunidade de o país aproveitar um bônus demográfico inédito que, em 20 anos, não existirá mais, por conta da inversão da pirâmide etária
Temos a maior força jovem da história
2013
2040
2060
Milhões de pessoas
Pessoas com mais de 65 anos formarão mais de um quarto dos brasileiros em 2060, segundo projeção do IBGE. O percentual desse grupo representa 7,4% do total de pessoas que viviam no País em 2013.
Em São Paulo, o desemprego afeta 35% dos jovens e apenas 13% deles têm ensino superior completo (dados de 2019)
Em 2019, registramos o marco da inversão da pirâmide etária. Temos a expectativa de envelhecimento geracional nos próximos 20 anos, fenômeno que levou 100 anos para acontecer na França, por exemplo.
Qual é a realidade dos jovens de São Paulo?
765 mil jovens são jovens potência
50% é a porcentagem a mais na remuneração de jovens das regiões centrais, comparada à dos jovens da periferia (dados 2017)
23% foi o índice de queda do número de matrículas no Ensino Médio, entre 2015 e 2019, na cidade de São Paulo
50%
não completaram o Ensino Médio
(fonte: bitly/dadosgoyn)
Temos uma população de jovens-potência que vem sendo “desperdiçada”. Eles possuem capacidade para se desenvolver, mas não conseguem acessar boas oportunidades que melhorem sua qualidade de vida e o desenvolvimento de sua comunidade. Existem sonhos, porém, pouca escuta ativa para torná-los factíveis frente à dura realidade que as juventudes enfrentam no cenário paulistano.
“ É bom saber que tem pessoas dispostas a ouvir jovens periféricos, que muitas vezes se sentem excluídos da sociedade.”
-Jovem-
Quem são os jovens-potência?
Jovens de 15 a 29 anos, em situação de vulnerabilidade econômica, que estão fora da escola ou não conseguem emprego, ou atuam no trabalho informal.
“ Jovens estão muito descrentes em relação ao futuro do trabalho. Precisamos ajudá-los a se motivarem e a entenderem as oportunidades para inserção laboral.”
-Organizações escutadas-
Como vamos atingir nossos objetivos?
Objetivo do Juventudes Potentes em São Paulo:
Que todas as juventudes de São Paulo tenham poder de escolha e oportunidades de educação, trabalho e renda dignos e prósperos, por meio de um ecossistema ativo, integrado, inclusivo e qualificado.
Nosso trabalho está baseado em alguns princípios orientadores:
Inovação baseada no que já existe e no que virá, alinhada ao futuro do trabalho e à promoção da escala das soluções que já funcionam.
Disseminação de um chamado aos jovens-potência. Uso de uma narrativa de trilhas completas, com sentido de urgência, que reconheça o ecossistema ao redor das juventudes para gerar mudanças necessárias nas posturas e nos modelos mentais.
Ampliação do escopo de estratégias, baseadas em evidências e dados, e interpretação de dados para uso das organizações.
Geração de mudanças nas empresas para inclusão dos jovens-potência, de forma ampla e sustentável.
Expansão e popularização de formas de financiamento inovadoras, com criação de modelos e soluções de investimento de longo prazo, para benefício do sistema como um todo.
Incidência em políticas públicas e alavancamento do sistema público para gerar escala.
Empoderamento das juventudes e de suas comunidades, com foco em jovens com menos acesso às oportunidades. Estimular formações em liderança e identificar janelas de oportunidades para desenvolverem ideias e soluções.
Dentre os principais obstáculos destacados pelas juventudes e por organizações ouvidas estão:
Nossa meta é apoiar a inclusão produtiva de 100.000 jovens nos próximos anos
Confira aqui quem são os jovens-potência, os desafios que enfrentam, dados e estatísticas sobre suas realidades e as soluções que o GOYN SP construiu coletivamente para apoiar as diferentes juventudes das periferias da cidade. Saiba também como integrar essa grande rede de colaboração para fazer a diferença e promover a inclusão produtiva dos jovens.
Para responder aos desafios das juventudes, construímos coletivamente quatro protótipos para implementar e gerar ações que promovam a inclusão produtiva de 100 mil jovens-potência:
Programa Trilhando
Uma rede focada em curadoria e desenvolvimento para a formação em Projeto de Vida, por meio da articulação de espaços locais do território que possam oferecer capacitação aos jovens-potência e empresas que financiem o programa e disponibilizem mentoria voluntária
PerifaDigital
Programa para desenvolver uma mentalidade digital e estimular a criação de perspectivas em carreiras digitais com os jovens-potência nas periferias para que sejam multiplicadores da iniciativa em suas comunidades
Plataforma Digitalis
Hub digital focado na empregabilidade dos jovens-potência em carreiras digitais por meio de capacitação e vagas ofertadas por empresas e organizações de dentro e de fora da rede do GOYN SP
Rede Empresas Potência
Corporações que reconhecem a inclusão de jovens-potência como vetor de inovação. Uma conexão entre empresas para alinhar esforços, compartilhar conteúdos, boas práticas, treinamentos para liderança e cases de sucesso.