O voluntariado corporativo é um dos pilares de atuação da United Way Brasil. A organização promove um amplo espaço de participação para que as corporações exerçam o seu papel social e estimulem a postura solidária de seus colaboradores.
O Dia Viva Unido é a materialização desse trabalho que potencializa as ações realizadas pelos programas sociais da United Way Brasil cujo objetivo é fortalecer as novas gerações de brasileiros.
De 19 a 22 de abril, foi a vez de atuar pelos jovens. O Dia Viva Unido Juventude reuniu 28 colaboradores voluntários de um lado da tela, das empresas Lilly, Morgan Stanley e PwC, e, do outro, 54 jovens participantes do programa Competências para a Vida. Por duas horas, todos puderam falar e ouvir opiniões sobre dois temas escolhidos pelos próprios jovens: diversidade e responsabilidade social das empresas. Também foi a oportunidade de conhecer as diferentes profissões do escopo de cada corporação, bem como saber sobre a vida profissional dos voluntários, a primeira oportunidade de trabalho que tiveram e como definiram suas carreiras.
O diálogo ajudou os jovens a dimensionarem o quanto as duas temáticas centrais do encontro podem ser orientadoras na hora de procurarem seus espaços no mercado de trabalho. Como a diversidade e a atuação responsável das empresas são parâmetros no momento da escolha profissional para que a trajetória do jovem seja construída em uma ambiência de equidade, especialmente entre grupos normalmente excluídos dos processos de seleção, como negros e negras, mulheres, LGBTI+ e pessoas com deficiência.
Uma conversa que abre caminhos
O dia de trocas, em que os colaboradores puderam falar de suas trajetórias profissionais e as políticas de RH das empresas, foi muito bem avaliado. Em uma escala de 1 a 5, 41 dos jovens participantes deram notas 5 e 4 à experiência. “Queria que tivéssemos mais tempo com os voluntários para fazer mais perguntas. Eles são tão incríveis e a conversa flui tão bem que o tempo passou muitíssimo rápido”, revelou um deles. Uma das jovens ressaltou a importância dos colaboradores: “Gostei muito dos voluntários. Fiquei admirada com as histórias de vida, os conhecimentos que eles nos trouxeram… foi muito bom, especialmente sobre persistir sempre.”
A maioria dos colaboradores (27) deu nota 5 ao Dia Viva Unido e 26 deles revelaram querer participar da edição de 2022. “Iniciativa incrível com pessoas incríveis. É um privilégio poder fazer parte disso”, comentou um dos voluntários na avaliação.
Para todos, a conexão entre colaboradores e os jovens foi um sucesso: “Os jovens estavam bem à vontade, perguntando acima da média das outras edições”, revelou outro colaborador.
Mais preparados para o mundo do trabalho, por meio das vivências experimentadas no Programa Competências para a Vida e pela oportunidade de participar do Dia Viva Unido Juventude, os jovens podem construir projetos de vida que os ajudem a enfrentar os desafios que se apresentam, especialmente nesta fase crítica. Antes mesmo da chegada da Covid-19, o cenário não era favorável à empregabilidade das juventudes. Segundo o IBGE, a taxa de desemprego entre pessoas de 18 a 24 anos ficou em 27,1% no primeiro trimestre de 2020, bem acima da média geral de 12,2% do País no mesmo período.
Não podemos mais desperdiçar nosso capital humano. Por isso, é preciso ampliar a atuação coletiva e colaborativa entre as empresas e as organizações sociais. O programa Competências para a Vida é um exemplo concreto de como transformar realidades e garantir aos jovens em situação de vulnerabilidade espaços dignos de trabalho e participação social ativa na construção de uma sociedade mais justa e sustentável.
Para saber mais sobre o Dia Viva Unido, acesse: https://uwb.org.br/o-que-fazemos/nossos-programas/voluntariado/
Conheça e faça parte do Programa Competências para a Vida: https://uwb.org.br/o-que-fazemos/nossos-programas/competencias-para-a-vida/