
Equipe Crescer Aprendendo, da UWB, e SEDUC – CE
Na segunda-feira (10) da semana passada, o programa Crescer Aprendendo iniciou uma nova fase de expansão com os Encontros de Formação e Sensibilização a educadores, professores, técnicos e gestores da educação pública de 69 municípios do Ceará e 27 escolas de Caruaru (Pernambuco), reconhecidas por políticas públicas avançadas em primeira infância. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a parentalidade positiva nas políticas e no cotidiano de famílias, escolas e serviços locais, promovendo o desenvolvimento integral de crianças e suas famílias.
Conceitos aplicados na prática
A pedagoga e coordenadora de primeira infância Ana Barros e a psicóloga Edinete Nogueira, da United Way Brasil (UWB), participaram da 1ª Reunião Técnica dos Programas de Parentalidade Positiva, promovida pela Secretaria da Educação do Ceará (Seduc-CE) em parceria com a ONG. Contou também com a presença de Emanuelle Grace, secretária executiva de Cooperação com os Municípios, Antônia Araújo, articuladora da Coordenadoria de Educação e Promoção Social (COEPS), entre outros representantes na terça (11). Já na quarta-feira (12), os encontros de formação foram conduzidos pelos gestores e técnicos da Seduc-CE. Nestes encontros com os educadores, foram abordados temas como parentalidade positiva, legislação, alimentação adequada para crianças, impacto do contexto socioeconômico na educação infantil e estratégias para aplicação desses conceitos na prática.
Foi explicado que as ações acontecem em duas frentes:
- Na frente digital, o conteúdo e interação com as famílias acontece mediada por grupos de Whatsapp, onde são compartilhados vídeos, cards, gifs, entre outros e existe a mediação de um profissional de apoio, que atua como facilitador das interações entre as famílias. Também nestes grupos acontecem lives com especialistas renomados, que interagem e dialogam com estas famílias.
- Na frente presencial, acontecem encontros parentais nos quais são trabalhados os temas: Crescendo com Direitos, Crescendo com a Família, Crescendo com Saúde, Crescendo com Saúde Mental, Crescendo Brincando e Aprendendo.
Todo esse processo conta com a parceria de educadores, que estão na ponta nas escolas atendendo crianças e possuem um diálogo permanente com suas famílias. A experiência em desenvolvimento infantil e trajetória profissional contribuem na implementação do programa nestes territórios. Além disso, o programa auxilia diretamente no crescimento de suas carreiras.
“O Ceará tem ampliado a cada ano o trabalho com a parentalidade positiva, entendendo que o desenvolvimento infantil saudável está diretamente ligado aos vínculos afetivos da criança. O programa Crescer Aprendendo tem sido fundamental, desde 2020, para integrar família e escola no desenvolvimento infantil integral. Estamos muito felizes com essa ampliação e certos de que, a cada ano, nossas crianças se desenvolvem com bases mais sólidas para o futuro”, destacou Emanuelle Grace, secretária executiva da Seduc-CE.
Representantes da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE 14) também elogiaram a parceria entre Seduc, COEPS e UWB, enfatizando o compromisso com a educação infantil. “Esta formação fortalece a parentalidade positiva e abre caminhos para um protagonismo infantil mais expressivo, com impactos duradouros”, pontuou uma a coordenadora da CREDE 14.
Expansão na capital do Agreste de PE

Equipe Crescer Aprendendo, da UWB, e Secretaria Municipal de Educação de Caruaru (PE). (Crédito da imagem: Rafa Moreira)
Na quarta-feira (12 de março), Ana e Edinete seguiram para Caruaru (PE). Durante a visita, conheceram escolas da região e o Centro de Referência e Formação da Primeira Infância (Cerprinc), um espaço inovador dedicado à capacitação de profissionais e à promoção de pesquisas e serviços para a primeira infância. O local possui infraestrutura moderna, com salas lúdicas, iluminação natural e espaços adaptados para brincadeiras infantis.
“O prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro, e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, estudaram nessa escola, que hoje abriga o Cerprinc. É um espaço muito bonito e acessível, que preserva a história da antiga instituição de ensino, e ao mesmo tempo inova na abordagem da primeira infância”, relatou Ana Barros.
As especialistas participaram ainda de um episódio do Primcast, podcast do Cerprinc, onde discutiram a parentalidade positiva e o impacto do Crescer Aprendendo.
Na quinta-feira (13), aconteceu o Encontro de Formação e Sensibilização em Caruaru, reunindo secretários e representantes do Programa da Primeira Infância de Caruaru (PRINC), incluindo Kaio Colaço, secretário de Educação e Esporte, Iracleide de Araújo Silva Lopes, secretária executiva de primeira infância, a equipe do Cerprinc e a CEO da United Way Brasil, Gabriella Bighetti.
“Que o Crescer Aprendendo seja lembrado como um divisor de águas na vida das famílias, fortalecendo laços e contribuindo para o desenvolvimento das crianças”, afirmou Iracleide de Araújo Silva Lopes. Ela também destacou a relevância da parceria com os educadores para gerar dados que subsidiem pesquisas e monitoramentos sobre as condições de vida das crianças da região, como cobertura vacinal e acesso à saúde.
A gerente de Educação de Caruaru ressaltou que o município possui 68 unidades escolares e pretende expandir o programa de 27. “Nosso desafio é estar sempre próximos das famílias”, afirmou.
Impacto do programa e parentalidade digital
Durante o evento na última quinta, Gabriella Bighetti comentou dos resultados do estudo Programa de Parentalidade Digital: Melhorando a Parentalidade e Reduzindo Problemas de Comportamento Infantil, conduzido pela psicóloga Elisa Rachel Pisani Altafim, pós-doutora em Saúde Mental pela USP de Ribeirão Preto. A pesquisa analisou a experiência de 91 cuidadores de crianças entre dois e seis anos que participaram do programa em 2023. Os dados revelam que:
· 78% dos cuidadores já passaram por insegurança alimentar;
· 64% participam de programas de transferência de renda;
· 82,4% consideraram relevante o tema da violência contra crianças;
· 79,1% destacaram a importância da alimentação saudável;
· 73,6% tiveram interesse pela pauta étnico-raciais e racismo.
“Nossa primeira premissa é a parentalidade positiva e a segunda é a mudança de comportamento. A gente busca que estes cuidadores tenham mais ferramentas e mudem seu comportamento de forma permanente e consciente, contribuindo para o desenvolvimento infantil das crianças”, enfatizou a CEO da UWB.