No fechamento do primeiro semestre, as famílias participantes do Crescer Aprendendo responderam a uma pesquisa cujos resultados fortalecem o novo formato do programa. O sucesso levou à ampliação da iniciativa para outros territórios.
O programa Crescer Aprendendo, da United Way Brasil, realizado com empresas e organizações parceiras, traz no seu escopo original a estratégia de formação das famílias em reuniões presenciais e a distância, com participação de consultores para mediar conversas e compartilhar conteúdos.
No atual cenário de pandemia, que limitou eventos presenciais, o programa acontece por meio de plataforma digital. As famílias são divididas em grupos no WhatsApp, recebendo conteúdos por meio de textos, links, vídeos, “tarefas”, interagindo com perguntas e opiniões, mediados por profissionais.
Os temas são discutidos com base no que é essencial ao bem-estar pleno da criança, mostrando aos pais o que podem fazer para exercer essa parentalidade positiva, a partir de seus contextos e, especialmente, na crise gerada pela Covid-19.
Resultados da pesquisa
Para avaliar os avanços e os desafios do programa, a equipe do Crescer Aprendendo aplicou uma pesquisa junto às famílias participantes da nova versão, no formato digital.
Das 264 famílias que responderam ao questionário on-line, 93,3% se dizem satisfeitas com o programa. Sobre os conteúdos compartilhados nos grupos, 92,5% dos respondentes afirmaram que trouxeram conhecimentos novos, especialmente relacionados à alimentação saudável, higienização dos alimentos, às orientações de como elaborar um prato colorido e saudável para as crianças, como interagir melhor com os filhos, a importância da brincadeira, dentre outros.
Já 82,2% revelaram que o grupo no WhatsApp ajudou a qualificar a relação com as crianças, especialmente a convivência, a interação, em como lidar com comportamentos mais rebeldes, a aceitação da criança a alimentos novos, a ler e brincar mais com os filhos e a incentivar a autonomia dos pequenos.
Alguns depoimentos de respondentes da pesquisa “Estou entrando no momento de introdução alimentar e tudo que mandam sobre o assunto eu simplesmente amo. O que mais me marcou foi a forma de lidar com uma criança que não come. Estou afiadíssima sobre o assunto aqui. Minhas filhas vão comer de tudo.” “Eu brinco mais com meu pequeno, a convivência ficou diferente. A gente passa a conhecer mais o seu próprio filho de uma forma especial e muito importante. É uma oportunidade única.” “É muito importante esse grupo porque sabemos que não estamos passando por esse momento sozinhos. O grupo tem me ajudado muito.” |
Ampliação da atuação do programa
O sucesso da metodologia para atender as necessidades das famílias com crianças de 0 a 6 anos, especialmente na pandemia, foi reconhecido por empresas parceiras e associadas da United Way Brasil, que apoiam o programa.
Por isso, a partir de agosto, o Programa Crescer Aprendendo será ampliado para cerca de 2.000 famílias de 12 cidades de quatro estados: São Paulo, São Bernardo do Campo, Caçapava, Suzano, Louveira, Sumaré, Campinas (SP); Betim e Camanducaia (MG); Joinville e Navegantes (SC); e Goiana (PE).
Além do trabalho de formação de pais e cuidadores, a United Way Brasil garantiu mais cuidados às crianças, promovendo segurança alimentar. As parcerias com as empresas vão oportunizar, também, a distribuição de cartões-alimentação para as famílias.
Para operacionalizar a implementação e monitoramento do programa nas diferentes cidades, a United Way Brasil lançou, em julho, um edital a fim de selecionar organizações não governamentais, que tenham um trabalho voltado a crianças na primeira infância e/ou suas famílias, para serem parceiras nessa expansão. O resultado do edital, com as organizações escolhidas, foi publicado no início de agosto e as instituições selecionadas estão passando por capacitações sobre o programa e seu papel nessa expansão, , que contará contando com o acompanhamento permanente da equipe técnica da United Way.
Até o final de 2020, o programa Crescer Aprendendo quer atender 5 mil famílias de regiões onde as adversidades não são exceção, mas regras.